3ª convocatória XI CBA: normas e prazos para submissão de trabalhos

Share
Até o dia 19 de maio podem ser enviados artigos científicos, relatos de experiência técnica e relatos de experiência popular

Encontra-se aberto o período para submissão de trabalhos para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre os dias 04 a 07 de novembro de 2019. Promovido pela ABA-Agroecologia e pela Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA), o XI CBA traz a força do nordeste e dos processos preparatórios descentralizados nos territórios. Nesta convocatória, a Comissão Técnico Científica apresenta as normas de submissão e convida a todas e todos para participar desta construção e relembrar nossa Carta Anúncio – Renovando Ciclos, rumo ao XI CBA.

Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 19 de maio de 2019 e podem ser enviados em três formatos diferentes: trabalhos científicos, relatos de experiência técnica e relatos de experiência popular.

São considerados trabalhos científicos os resumos expandidos que contenham resultados de pesquisas e estudos ou ensaios teóricos inovadores, enquanto apenas os relatos de experiência técnica devem descrever projetos e/ou ações desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa ou extensão, em parceria com a sociedade civil, propondo também uma análise mais profunda e conceitual de sua contribuição para a Agroecologia.

Já os relatos de experiência popular devem ser apresentados pelas(os) próprias(os) agricultoras, agricultores, comunidades e povos tradicionais ou organizações sociais, trazendo vivências contextualizadas segundo os princípios da Agroecologia.

O envio dos trabalhos deverá seguir as orientações descritas no documento disponibilizado ao final do texto e devem ser submetidos exclusivamente através do site da Revista Cadernos de Agroecologia, pelo link http://cadernos.aba-agroecologia.org.br/index.php/cadernos . Ao final do texto disponibilizamos também um pequeno passo a passo de como realizar a submissão, mas, caso tenha dúvidas, nos escreva – secretaria@aba-agroecologia.org.br

“Esperamos receber trabalhos que contribuam de forma efetiva e significativa para a construção do conhecimento agroecológico, considerando a contribuição da ciência, da cultura e da arte para a democratização dos sistemas agroalimentares a partir da Ecologia de Saberes”, explica Amaury Santos, coordenador da Comissão Técnico-Científica do XI CBA.

Submissão de vídeos

Com o objetivo de garantir a participação dos povos e comunidades tradicionais e as organizações sociais no XI CBA e a democratização da produção do conhecimento científico, a comissão organizadora do congresso também receberá relatos de experiências populares no formato de vídeo. Por se tratar de uma metodologia inovadora na submissão de trabalhos, as normas para envio dos vídeos e detalhes sobre a plataforma utilizada serão divulgadas na próxima convocatória, lançada ainda no mês de abril.

“Firmamos uma parceria com a TV UFS para o recebimento dos vídeos e os mesmos devem ser submetidos através da plataforma Youtube. É uma novidade para nós, e, como envolve definições técnicas e critérios específicos para submissão e aprovação dos vídeos, é uma metodologia que demanda mais tempo. Por isso, preferimos adiar um pouco a abertura para submissão dos trabalhos em vídeo, visando garantir um processo qualificado e sem ruídos na comunicação”, explica Amaury.   

A descrição detalhada do formato de submissão dos trabalhos científicos e relatos, bem como as áreas temáticas, período de submissão, modelos de trabalho e demais informações encontram-se nos documentos abaixo.

Texto: Priscila Viana e Luiza Damigo

Arte: Beatriz Ferreira

  3 COMENTÁRIOS
Sem categoria
  • Written by: Jaqueline Fernanda Soares

    Olá, gostaria de saber quando iniciam as inscrições, por gentileza!

  • Written by: Lucas

    Gente, sei dos esforços pra organizar um congresso, mas fica difícil pra gente que quer participar buscar informações sem ter um site ou outra ferramenta mais formal de comunicação. Toda vez que preciso me informar de algo preciso vim aqui nos comentários.
    Na convocatória tem dizendo que pra enviar trabalho precisa está inscrito no congresso. No entanto até agora não foram divulgados preços, prazos de inscrição, nem como será feita. Não é fácil pra um estudante desembolsar um valor considerável sem se planejar, precisamos saber com antecedência. Sendo assim fica complicado para nós que enviamos trabalhos pagar uma inscrição em cima da hora sem saber quanto será. Além disso nem sabemos o que terá no congresso. Não vamos no congresso só pra apresentar trabalho, também vamos pelo conteúdo.
    Acho que esse é um sentimento de outras pessoas que estão ansiosas pelo CBA.
    Bons trabalhos

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Parceiros: