Água e Agroecologia

Share

Este será o tema do quinto volume da Coleção Transição Agroecológica

A Associação Brasileira de Agroecologia e a Embrapa, em parceria com o NEA Sertão Agroecológico, lançam chamada para publicação de capítulo de livro no volume “Água e Agroecologia”, que compõe a Coleção Transição Agroecológica. Este é o quinto de dez volumes que serão elaborados para a coleção, trazendo diversas reflexões sobre o ensino, pesquisa e extensão e a construção do conhecimento agroecológico, caminhando ao lado e junto das experiências de produtores e comunidades tradicionais.

A coleção tem como objetivo “divulgar conhecimentos, experiências e tecnologias para a transição agroecológica e estimular a valorização dos saberes locais para a construção participativa do conhecimento agroecológico, favorecendo a adaptação de alternativas tecnológicas às reais condições dos produtores e das comunidades tradicionais.” Cada título da coleção traz um tema específico e visa aprofundar a discussão sobre o tema.

O primeiro volume tratou sobre os princípios e reflexões conceituais sobre Agroecologia; seguido do volume dedicado a Agrobiodiversidade. O terceiro aprofundou um pouco mais o tema, trazendo análises sobre o uso e conservação da Agrobiodiversidade. O quarto e último volume publicado até o momento foi organizado a partir das produções sobre Solos e Agroecologia. O quinto volume, que receberá o envio de resumos até o dia 20 de março de 2019, será sobre um tema fundamental para a continuidade da vida: Água e Agroecologia.

Segundo a chamada, “este volume buscará evidenciar em seus diferentes capítulos os avanços e desafios da construção do conhecimento, sistematização e socialização em torno das relações socioprodutivas da água no âmbito da agroecologia em suas diferentes dimensões.”

Do envio e normas

É possível enviar, até o dia 20 de março, propostas com estudos que abordam experiências concretas e trabalhos teóricos desenvolvidos no âmbito de instituições de ensino, pesquisa, extensão, intervenção sociotécnica, e organizações da sociedade civil. O volume da coleção será publicado sem nenhum custo para as autoras e autores. As contribuições devem ser enviadas para o seguinte e-mail: sertaoagroecologico@gmail.com

Acesse a chamada na íntegra, veja os prazos e normas de envio:

Seguimos juntas e juntos, em rede, construindo conhecimento!

  5 COMENTÁRIOS
Sem categoria
  • Written by: Celio Rodrigues

    Gostaria de ter ascesso a toda coleção como devo proceder ?

  • Written by: Paulo Campos

    Bom dia!!!
    De pronto parabenizo a ABA pela nobre iniciativa da Coleção Transição Agroecológica.

    Aproveito a oportunidade de lançamento dessa chamada, e pergunto sobre o resultado da última da mesma coleção, que tinha como enfoque “Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe”

    Desde já agradecido.

    Atenciosamente

    Paulo Campos

    • Written by: Luiza Damigo

      Paulo, bom dia!

      Agradecemos pelo apoio, a coleção tem o objetivo de trazer conhecimentos, práticas e experiências na transição agroecológica.
      O último volume publicado, de número 4, tratou sobre Solos e Agroecologia, veja em https://livimagens.sct.embrapa.br/amostras/00085840.pdf

      Seguimos em rede.

      • Written by: Paulo Campos

        Grato pela resposta Luiza!!!
        Me refiro edição especial da Coleção Transição Agroecológica com a temática “Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe”.

        Atenciosamente

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Parceiros: