Usos e benefícios das plantas em comunidades rurais de Capanema, Pará, Brasil

Autores

  • Victor Miranda Leão Universidade do Estado do Pará
  • Flávia Cristina Araújo Lucas Universidade do Estado do Pará
  • André Silva dos Reis Universidade do Estado do Pará
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares Martins Universidade do Estado do Pará
  • Jéssica Caroline Mendes da Costa Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Nordeste paraense, Plantas úteis

Resumo

O presente estudo caracteriza os sistemas de produção agrícola familiar nas comunidades Vila de Califórnia e Vila São João dos Cacos, no município de Capanema, Pará, Brasil, a fim de valorizar o conhecimento e a experiência desses grupos sociais sobre as plantas e suas utilidades. 14 moradores entre homens e mulheres foram entrevistados, por meio de questionários semiestruturados, e acompanhados em observação participante. O material botânico coletado foi depositado no Herbário MFS, Universidade do Estado do Pará. Foram identificadas 58 espécies distribuídas em 36 famílias, sendo Asteraceae e Lamiaceaea as mais citadas. As categorias de uso medicinal, alimentícia e cultural, se destacaram. Observou-se que o conhecimento do uso das plantas medicinais e alimentícias é o recurso disponível mais vantajoso que as populações têm ao seu alcance, o que caracteriza a manutenção dos cultivos para subsistência e como fonte de renda complementar as famílias.

Biografia do Autor

Victor Miranda Leão, Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Sociais e Educação. Graduando de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia. Bolsista no Herbário Marlene Freitas da Silva (MFS).

Flávia Cristina Araújo Lucas, Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Sociais e Educação. Professor Adjunto III e Curadora do Herbário Profa. Dra. Marlene Freitas da Silva (MFS).

André Silva dos Reis, Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências e Planetário do Pará. Técnico em Química.

Ana Cláudia Caldeira Tavares Martins, Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Sociais e Educação. Professora do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e membro do programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará.

Jéssica Caroline Mendes da Costa, Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Sociais e Educação. Graduanda de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia. Bolsista PIBIT/CNPq no Herbário Marlene Freitas da Silva (MFS).

Referências

ALBUQUERQUE, U.P. de, LUCENA, R.F.P. de & CUNHA, L.V.F.C da (Orgs.). Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica. Recife, PE: NUPPEA (Coleção Estudos e Avanços), 2010.

AMOROZO, M.C.M. A abordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. Pp.47-68. In: L.C. Di Stasi (org.). Plantas medicinais: arte e ciência - Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo, Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

BAILEY, K. Methods of social research. 4 ed. New York: The Free Press. 1994.

IBGE. Estimativas populacionais para os municípios brasileiros em 01.07.2014. Diário Oficial da União 28 de agosto de 2014. Disponível em: < ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2014/estimativa_dou_2014.pdf>. Acesso em: 06 de abril de 2015.

IDESP. Estatística Municipal. Disponível em: < http://www.idesp.pa.gov.br/pdf/estatisticaMunicipal/pdf/Capanema.pdf>. Acesso em: 06 de abril de 2014.

PASA, M.C.; SOARES, J.J. & GUARIM-NETO. G. Estudo etnobotânico na comunidade de Conceição-Açu (alto da bacia do rio Aricá Açu, MT, Brasil). Acta bot. bras. 19(2): 195-207. 2005.

PINTO, E.P.P. de; AMOROSO, M.C.M. de; FURLAN, A. Conhecimento popular sobre plantas medicinais em comunidades de mata atlântica – Itacaré, BA, Brasil. Acta bot. brass. 20 (4): 751 – 762, 2006.

SALICK, J., KONCHAR, K. & NESBITT, M. Curating Biocultural Collections: A Handbook. Kew Publishing, 2014.

SHARDONG, R.M.F.; CERVI, A.C. Estudos etnobotânicos das plantas de uso medicinal e místico na comunidade de São Benedito, Bairro são Francisco, Campo Grande, MS, Brasil. Acta Biológica Paranaense, v.29, p.187-217, 2000.

SOUSA, T.J. Capanema: minha terra, nossa gente e sua história. 1 Edição, Capanema: Gráfica Vale, 2010.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.