Plantas medicinais: estudo etnobotânico e relatos de oficinas na comunidade Congregação do Rio Ubá, município de Moju, Pará

Autores

  • Ulliane de Oliveira Mesquita Universidade do Estado do Pará
  • Adaelma Ribeiro Machado Universidade do Estado do Pará
  • Maria de Fátima da Silva Braga Universidade do Estado do Pará
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins Universidade do Estado do Pará
  • Flávia Cristina Araújo Lucas Universidade do Estado do Pará

Resumo

A pesquisa objetivou realizar um estudo sobre o uso de plantas medicinais na comunidade Congregação do Rio Ubá, Moju-PA e promover o fortalecimento da cultura popular no conhecimento, utilização, cultivo e obtenção dos vegetais que são usados como remédios caseiros. O estudo ocorreu entre agosto de 2010 a setembro de 2011. Foram entrevistados 20 informantes por meio de formulários semi-estruturados. Observou-se a ocorrência de 64 espécies distribuídas em 37 famílias, sendo as mais representativas Lamiaceae, Fabaceae, Asteraceae, Euphorbiaceae e Malvaceae. A principal forma de consumo foi o chá e as folhas a parte mais usada. Durante a oficina todos os participantes mostraram conhecer e utilizar diversas plantas como primeiros socorros em caso de doenças. Esta intervenção proporcionou entre os moradores a socialização de seus conhecimentos e o aprendizado de outros, fortalecendo os saberes já existentes sobre plantas medicinais e incentivando a preservação desses recursos para o futuro.

Referências

ALBUQUERQUE, U. P. de. CUNHA, L. V. F. C. da. Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica. Recife, PE: NUPEA, 2010 (Coleção Estudos e Avanços).

FIDALGO, O.; BONONI, V. L. R. Técnica de coleta, preservação e herborização de material botânico. (Série Documentos) São Paulo. 1989. 62p.

Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/>. Acesso em: 13 Abr. 2015.

SOUZA, L. F. Recursos vegetais usados na medicina tradicional do Cerrado (comunidade de Baús, Acorizal, MT, Brasil).Rev. Bras. Pl. Med.,v.9, n.4, p.44-54, 2007.

Tropicos.org. Jardim Botânico de Missouri. 28 de abril de 2015 <http://www.tropicos.org>

VELOSO, H. P. (Org.). Atlas florestal do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, Serviço de Informação Agrícola, 1966. 82 p.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.