Atividade alelopática de diferentes concentrações da raiz de juá sobre sementes de tomate

Autores

  • Valdecir Göttert Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Ricardo Adriano Felito Universidade do Estado de Mato grosso (UNEMAT)
  • Ricardo Claro Ortis Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Oscar Mitsuo Yamashita Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Resumo

Objetivou-se com o este trabalho avaliar o potencial alelopático do extrato aquoso de raízes de juá sobre a germinação do tomate, analisando-se porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento total e massa seca. O experimento consistiu em delineamento inteiramente casualizado, com 4 repetições, 5 concentrações sendo 0; 2; 4; 8 e 16 mg/mL. O bioteste de germinação foi preparado em placas de Petri, forradas duas folhas de papel germiteste com 25 sementes por placa. Foram afetados pelos extratos a porcentagem germinação, IVG e comprimento total das plântulas. Conclui se que o extrato obtido das raízes de Solanum aculeatissimum Jacq teve efeito alelopatico sobre a porcentagem de germinação, IVG e comprimento total das plântulas.

Biografia do Autor

Valdecir Göttert, Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Alta Floresta Mestrando Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.- Alta Floresta.

Ricardo Adriano Felito, Universidade do Estado de Mato grosso (UNEMAT)

Graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Alta Floresta Mestrando Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.- Alta Floresta.

Ricardo Claro Ortis, Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Alta Floresta Mestrando Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.- Alta Floresta.

Oscar Mitsuo Yamashita, Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor efetivo adjunto Doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso e do Programa de Pós-graduação (Mestrado Acadêmico) em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Regras para Análise de Sementes. Brasília:SNAD/CLAV, 398p.2009.

FERREIRA, A. G.; BORGHETTI, F. Germinação: do básico ao aplicado. Porto Alegre: Artmed, 2004. 323 p.

FERREIRA, A. G.; ÁQUILA, M. E. A. Alelopatia: uma área emergente da ecofisiologia vegetal. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal. v.12, n.1, p.175-204, 2000.

GABOR, W. E.; VEATCH, C. Isolation of phytotoxin from quackgrass (Agropyonrepens) rhizomes. Weed Science, v.29, p.155-159, 1981.

GROTH, D. Caracterização morfológica das sementes e plântulas de seis espécies invasoras do gênero SOLANUM L. Acta Botanica Brasilica, v.3, n.1, p. , 1989.

JACOBI, U. S.; FERREIRA, A. G. Efeitos alelopáticos de Mimosa bimucronata (DC.)

OK. sobre espécies cultivadas. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.26, n.7, p.935-

, 1991.

SAUSEN, T. L.; LÖWE, T. R.; FIGUEIREDO, L. S.; BUZATTO, L.; ROBERTO, C. Avaliação da atividade alelopá¬tica do extrato aquoso de folhas de Eugenia involucrata DC. e Acca sellowiana (O. Berg) Burret. Polibotánica, México, v. 27, p. 145-158, 2009.

SOUZA, S. A. M.; STEIN, V. C.; CATTELAN, L. V.; BOBROWSKI, V. L.; ROCHA, B.H.G. Utilização de sementes de alface e de rúcula como ensaios biológicos para avaliação do efeito citotóxico e alelopático de extratos aquosos de plantas medicinais. Revista de biologia e Ciências da Terra. Belo Horizonte. v. 5, n. 1, p. 3-9, 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>