Acesso a Políticas Públicas e Comércio Solidário, Ferramentas de Inclusão Social na Agricultura de Iconha-ES

Autores

  • Fábio Lopes Dalbom Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • Erivelton Gonçalves Cunha Instituto Federal do Espírito Santo. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • Josean de Castro Vieira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Danilo Rocha instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • Carlos Antonio Melo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Palavras-chave:

mercado governamental, agroecologia, associativismo

Resumo

A agricultura familiar do município de Iconha-ES sofreu transformações rurais significativas desde 2007, com a realização de ações de cunho agroecológico e acesso a políticas públicas. As propriedades rurais da região eram de monocultura (Banana, Café ou pecuária bovina) manejadas no modelo convencional, altamente degradante aos recursos naturais e financeiramente instáveis para as famílias rurais, que enfrentavam constantes crises, comprometendo sua qualidade de vida e permanência no campo. Assim era necessário o uso de um sistema produtivo mais conservacionista, produzindo com qualidade e diversidade, possibilitando o acesso a políticas públicas e garantindo maior estabilidade financeira para os agricultores. Este trabalho teve o objetivo de fomentar a agroecologia e melhorar a comercialização dos produtos agroecológicos dos agricultores de Iconha, trazendo inclusão social e desenvolvimento para agricultura local. Mediante o trabalho de extensão rural da equipe do projeto e parceiros, teve a criação, formalização e o fortalecimento das organizações, capacitação sobre agroecologia/agricultura orgânica, certificação orgânica e inclusão dos agricultores em mercados diferenciados e acesso as políticas públicas. As ações eram focadas em trabalhos de grupos (reuniões, palestras e diagnósticos participativos), demonstrativos (excursões, cursos e unidades demonstrativas) e elaboração de projetos. Resultados significativos foram alcançados, como a inclusão de 15 agricultores no PAA\MDS – Programa de Aquisição de Alimentos - Ministério do Desenvolvimento Social e duas organizações (Tapuio Ecológico e CAFSUL) comercializando no PNAE\MEC – Programa Nacional de Alimentação Escolar\ Ministério de Educação, onde há remuneração de até 30% acima do valor de um produto não orgânico. Ademais 28 agricultores estão certificados (auditoria e OCS), com maior diversificação produtiva, agregando valor a produção e trazendo maior estabilidade para as famílias.

Biografia do Autor

Fábio Lopes Dalbom, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Graduado em Ciências Sociais.

Erivelton Gonçalves Cunha, Instituto Federal do Espírito Santo. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Engenheiro agrônomo pela universidade Federal de Viçosa, concluído em Janeiro de 2012. Especialista em engenharia ambiental pelo Centro Universitário São Camilo, concluído em novembro de 2015. Mestrando em Agroecologia

Josean de Castro Vieira, Instituto Federal do Espírito Santo

Técnico em análises clínicas. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade federal do Paraná. Mestrando em Agroecologia, pelo Instituto federal do Espírito Santo.

Danilo Rocha, instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Técnico em Agropecuária. Bacharel em Administração.

Carlos Antonio Melo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

Técnico em agropecuária.

Referências

ALTIERI, Miguel A. Agroecology: the science of natural resource management for poor farmers in marginal environments. Agriculture, ecosystems & environment, v. 93, n. 1, p. 1-24, 2002.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, v. 3, n. 2, p. 13-16, 2002.

SILVA, Marcio Gomes da; SILVA, Sandro Pereira. Para além do acesso: uma análise da relação entre mercados institucionais e empreendimentos de economia solidária no meio rural. 2011.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)