Do tempo de lona à conquista da escola: um projeto de iniciação científica na Educação do Campo

Autores

  • Mariana Esteves de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
  • Bruna Carolina de Oliveira Cardoso UFMS

Palavras-chave:

Memória Social, Educação do Campo, Pesquisa

Resumo

Neste texto apresentamos os princípios norteadores do projeto de pesquisa realizado em nível de iniciação cientifica na Licenciatura em Educação do Campo da UFMS. O projeto propõe a investigação e organização da memória social de assentamentos e escolas do campo do Mato Grosso do Sul como instrumento articulador da luta pela qualificação da escola do campo e da vida camponesa. O debate acerca da memória perpassa, neste sentido, o objeto teórico da historiografia e culmina na práxis militante intrínseca ao movimento social da Educação do Campo pela superação da ideia de campo como lugar econômico para o seu entendimento como espaço de vida, de trabalho, política e cultura. A memória é considerada aqui como elemento da identidade camponesa com potencial de instrumental para a realização de uma educação emancipadora.

Biografia do Autor

Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, No Centro de Ciências Humanas e Sociais, curso de Licenciatura em Educação do Campo. Possui experiência em História Social, Mundos do Trabalho, Novos Movimentos Sociais e Educação do Campo.

Referências

ALBERTI, V. Indivíduo e biografia na história oral. Rio de Janeiro: CPDOC, 2000.

ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo – por uma educação básica do campo. Brasília: MST – Coordenação da Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 2011.

CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco. Nos caminhos da História Social: os desafios das fontes orais no trabalho do historiador. História & Perspectivas. Nº42, p. 31-48, jan./jun. 2010.

FERNANDES, Bernardo Mançano. O MST e as reformas agrárias do Brasil. Revista Osal, ano 9, n. 24, p.73-85, out. 2008.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.

MOLINA, Mônica. Expansão das licenciaturas em educação do campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista. Curitiba, 2015.

POLLACK, Michael. Memória, Esquecimento, Silencio; IN: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Educação do Campo