Produção de Mudas com os Alunos da Escola Rural no PA São Francisco, Amazonas

Autores

  • Aline Mendes De freitas
  • Ana Claudia Fernandes Nogueira
  • Rose Belite Cardozo Aguiar
  • Izabel Crisitina Lima Nascimento
  • Marinez Dos santos De Paula

Palavras-chave:

Trabalhos que mostrem a aplicação do enfoque agroecológico em nível local por meio de processos de inovação no manejo dos agroecossistemas articulando o saber científico acadêmico com a sabedoria popular.

Resumo

No ano de 2016, foi realizado o trabalho de produção de mudas sem o uso de agrotóxicos no PA São Francisco, para a horta da escola. Pois ao se falar em agroecologia observou-se a importância de se trabalhar com os futuros agricultores familiares mostrando a importância da sustentabilidade e de lhe dar com a terra de forma correta. A atividade contou com uma prática em que houve a interação entre os alunos e os palestrantes. No qual houve a colaboração de agricultores do Assentamento no material utilizado. A metodologia foi de forma participativa contando com a colaboração dos professores responsáveis pelas turmas participantes da prática e agricultores do assentamento. Os alunos identificaram suas mudas para o devido acompanhamento. Ao todo foram plantadas mais de 300 mudas entre arvores de grande porte, hortaliças e arbóreas. Com a participação de todos através da pratica e durante a prática com perguntas aos palestrantes observou-se que os alunos acharam o assunto sobre agroecologia importante ressaltando que cada um tem que fazer sua parte para cuidar do planeta.

Referências

MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. 45p.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Publicado

2017-01-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos