Produção de Mudas com os Alunos da Escola Rural no PA São Francisco, Amazonas
Palavras-chave:
Trabalhos que mostrem a aplicação do enfoque agroecológico em nível local por meio de processos de inovação no manejo dos agroecossistemas articulando o saber científico acadêmico com a sabedoria popular.Resumo
No ano de 2016, foi realizado o trabalho de produção de mudas sem o uso de agrotóxicos no PA São Francisco, para a horta da escola. Pois ao se falar em agroecologia observou-se a importância de se trabalhar com os futuros agricultores familiares mostrando a importância da sustentabilidade e de lhe dar com a terra de forma correta. A atividade contou com uma prática em que houve a interação entre os alunos e os palestrantes. No qual houve a colaboração de agricultores do Assentamento no material utilizado. A metodologia foi de forma participativa contando com a colaboração dos professores responsáveis pelas turmas participantes da prática e agricultores do assentamento. Os alunos identificaram suas mudas para o devido acompanhamento. Ao todo foram plantadas mais de 300 mudas entre arvores de grande porte, hortaliças e arbóreas. Com a participação de todos através da pratica e durante a prática com perguntas aos palestrantes observou-se que os alunos acharam o assunto sobre agroecologia importante ressaltando que cada um tem que fazer sua parte para cuidar do planeta.Referências
MORGADO, Fernanda da Silva. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. 2006. 45p.
RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Publicado
2017-01-15
Edição
Seção
Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).