A Agroecologia como Opção para a Produção de Hortaliças na Agricultura Familiar no Município de Ivinhema, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Rosangela Aparecida Pedrosa Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD
  • Zefa Valdivina Pereira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Palavras-chave:

Biodiversidade, Sustentabilidade, Segurança Alimentar

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no Sítio 4R, gleba azul, no município de Ivinhema, MS, teve como objetivo fomentar práticas agroecológicas na produção de hortaliças para o consumo familiar e comercialização em feiras livres. Implantou-se uma horta agroecológica como Unidade Referência para a comunidade local, com uma área de 2400m2 na qual foram aplicados princípios e práticas agroecológicas de manejo, produção, conservação do solo, controle de insetos e doenças, bem como utilização de insumos produzidos no próprio local. Os resultados obtidos estão relacionados ao aumento da diversidade de cultivos, produção para o consumo familiar e para comercialização. A produção ocorreu em um período de 60 a 90 dias com baixo custo e com aproveitamento de resíduos produzidos na própria unidade de produção.

Biografia do Autor

Rosangela Aparecida Pedrosa, Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

Graduada no curso Superior de Tecnologia em Agroecologia IFPR e Especialista em Residência Agrária, Agroecologia, Produção e Extensão Rural pela UFGD/MS

Zefa Valdivina Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Docente do curso de Pós-Graduação em Biologia Geral, Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, Dourados, MS,

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998. 110 p.

ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba, RS: Agropecuária, 2002. 592 p.

ALTIERI. M, A. NICHOLLS, I. Agroecologia resgatando a agricultura orgânica a partir de um modelo industrial de produção e distribuição. Ciência & ambiente, 2003.

CNSAN - CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURAÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 2007 Belo Horizonte. Caderno de textos... Brasília: MDS/Consoa/MDA/MEC/FNDE. 2007. 89 p.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.

FEIDEN, A. Agroecologia: Introdução e Conceitos. In: Agroecologia princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável, Brasília-DF. Embrapa informação tecnológica, 2005.

FILGUEIRA, F.A.R. Novo manual de Olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: UFV, 2000. 402 p.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. 653 p.

HECHT, S.B. A evolução do pensamento agroecológico. In: ALTIERI, M.A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989.

LONGHI, A. Agroecologia e soberania alimentar. 2008. Disponível em: http://cetap.org.br/wp-content/uploads/2008/10/agroecologia-e-soberania-alimentar2.pdf. Acesso em: 16/02/2015

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva 2005.

PADOVAN, M. P.. (Org.). Conversão de sistemas de produção convencionais para agroecológicos: novos rumos para a agricultura familiar. 1ªed.Dourados-MS: Edição do Autor, 2006, 24p

POLONSKY, M. J.; MINTU-WINSATT, A. T. Environmental marketing: strategies, practice, theory and research. New York: The Haworth, 1997

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003 < Disponível em...www.planalto.gov.br > em 22/04/2015

ROCHA, J.M. Análise de custos de produção e comercialização de hortaliças pelos cultivos convencional e orgânico em Antônio Carlos – SC.Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina,Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis,2010.

SOUZA, J.L.GARCIA, R.D.C. Custos e rentabilidades na produção de hortaliças orgânicas e convencionais no estado do Espírito Santo. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), v.3, n.1, p.11-24, Julho 2013.

TACCONI NETO, E. A.; RAMOS, A. S. M.; TACCONI, M. de F. F. da S. Fatores que afetam a competitividade na produção de hortaliças orgânicas no estado do rio grande do norte. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 12, n, dois, p. 249-262, 2010.

BUTTEL, Frederick H. (1995): “Transiciones agroecológicas en el siglo XX: análisis preliminar”. En: Agricultura

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>