Trabalho social com implantação de hortas caseiras e plantas medicinais

Autores

  • Wellington Rubim de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Néstor Antonio Heredia Zárate Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria do Carmo Vieira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Elissandra Pacito Torales Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Produção de hortaliças, ação participativa, UFGD.

Resumo

Necessário se faz a junção de esforços interinstitucionais para que se incentive a produção de alimentos para o próprio consumo e de plantas medicinais. Os trabalhos com hortaliças e plantas medicinais fazem parte de projetos de extensão, com oferecimento de cursos práticos, ministrados nos fundos de quintal de diferentes Instituições. Dentre os inúmeros trabalhos realizados, ou em condução, têm-se 1) UFGD e TV Morena, em Dourados, ensinam a cultivar hortaliças para combater o estresse de trabalho e melhorar o cardápio familiar; 2) Horta caseira e horto de plantas medicinais como forma de ocupação e de valorização da vida; 3) Horta escolar: a UFGD ensina a valorizar a terra e a melhorar a alimentação; 4) WORKSHOPS discutem plantas medicinais há 14 anos em Dourados-MS. Dentre os resultados obtidos nos diferentes trabalhos de extensão citam-se (1) a manutenção das hortas e dos hortos de plantas medicinais, para abastecer parte das necessidades da instituição e (2) mostrar aos alunos da UFGD e à sociedade douradense o valor de um trabalho social e da importância da UFGD na prestação de serviço, levando à melhoria do bem estar dos cidadãos.

Biografia do Autor

Wellington Rubim de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando em Biologia Geral / Bioprospecção

Néstor Antonio Heredia Zárate, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Titular do curso de agronomia

Maria do Carmo Vieira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Titular do curso de agronomia

Elissandra Pacito Torales, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Visitante da pós graduação em Biologia Geral / Bioprospecção

Referências

BARROS, K. O Valor do Trabalho Voluntário. Disponível em <http://www.assema.org.br/artigos2.php?id_artigo=7 > Acessado em 8-5-2016.

CORULLÓN, M. O. Trabalho Voluntário. Disponível em: <http://www.portaldoespirito.com.br/portal/artigos/diversos/assistencia/o-trabalho- voluntario.html > Acessado em 7-5-2016.

FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 3. ed. Viçosa: UFV, 2008. 421p.

HEREDIA VIEIRA, D. A.; HEREDIA ZÁRATE, N. A.; VIEIRA, M. C.. Horta caseira. Premissas, v.1, p.64 – 68, 2011.

LOTURCO, B. Trabalho voluntário também traz ganhos profissionais. Disponível em <http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=19574 > Acessado em 8-5-2016.

PICKERAL, T. Escolas, universidades e trabalho voluntário. Revista Eletrônica da USIA, v.3, n.2, Setembro de 1998. Disponível em <http://www.miniweb.com.br/Cidadania/Temas_Transversais/trabalho_voluntario.html > Acessado em 12-6-2016.

SIQUEIRA, W. Voluntariado Solidário e Responsabilidade Social. Disponível em <http://administradores.com.br/informe-se/artigos/voluntariado-solidario-e-responsabilidade-social/44738/ > Acessado em 28-6-2016.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>