Reativação do Viveiro de Mudas no Projeto de Assentamento São Francisco – Canutama/AM.

Autores

  • José Cunegundes Weckner Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Silvio Vieira da Silva Instituto Federal do Amazonas
  • Ivanete Franco dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Aline Mendes de Freitas Universidade Federal do Amazonas
  • André Moreira Bordinhon Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Viveiro, mutirão, mudas.

Resumo

O presente relato descreve as atividades de reativação do viveiro de mudas na comunidade do PA São Francisco – Canutama/AM, para produzir mudas a partir de semente oriunda da comunidade. O núcleo buscou mostrar com esta ação a importância do viveiro de mudas, principalmente quando se visa adquirir mudas de qualidade. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em 4 etapas: A primeira foi na sala do NUPEAS com levantamentos bibliográficos, assunto relacionado ao tema, confecção de cartilha e oficina. A segunda etapa foi na Comunidade onde foi feita uma oficina sobre construção do viveiro e produção de mudas. Na terceira etapa foi feito a montagem do viveiro que é o local onde acontece todo processo de produção de muda. O viveiro construído foi de madeira e todo cercado com sombrite a fim de proteger de animais e insetos. O tamanho do viveiro foi de 6m largura x 10m de comprimento, a mão de obra foi dos próprios comunitários juntos com a equipe do NUPES. Na quarta etapa foi feito um mutirão para produção das mudas, estavam no mutirão alunos, equipe do NUPEAS e agricultores da comunidade. A participação na oficina teve envolvimento de aproximadamente 45 pessoas, entre eles comunitários, alunos da escola da comunidade, equipe do NUPEAS, sócios da associação, homens, mulheres, jovens e crianças. O incentivo da produção de mudas a partir da prática de base agroecológica possibilita que os agricultores do assentamento sejam multiplicadores para outras comunidades rurais.

Biografia do Autor

José Cunegundes Weckner Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014), Bolsista Graduado no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - 2014.

Silvio Vieira da Silva, Instituto Federal do Amazonas

Doutorado (2015) e Mestrado em Agronomia Tropical (2011), com graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias (2006), todos realizados na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Magistério a nível médio (1999). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: citros, hortaliças, milho, calagem, nitrogênio, potássio, boro e cobre. Atuou como Professor Temporário na Escola Agrícola José Cezário Menezes de Barros em Humaitá - AM, na disciplina de Agricultura, especificamente em Cultivo de Hortaliças, da 5ª e 6ª do série do Ensino Fundamental, no período de 2005 a 2008. Atualmente é professor EBTT da disciplina de Produção Vegetal I (Horticultura) do Instituto Federal do Amazonas, campus Eirunepé, AM.

Ivanete Franco dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Aline Mendes de Freitas, Universidade Federal do Amazonas

Aluna de do curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Amazonas, aluna voluntaria do NUPEAS (Núcleo de Pesquisa e Extensão: em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM).

André Moreira Bordinhon, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2000), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(2004) e doutorado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2008). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, Revisor de periódico da Journal of the World Aquaculture Society e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aqüicultura.

Referências

GOES, A. C. P. Viveiro de mudas: construção, custo e legalização. EMBRAPA Amapá. Documento, 64. Macapá: EMBRAPA Amapá, 2ª ed, atuali. e ampl. 32p. 2006.

RAMOS, J. D.; CHLFUN, N. N. J.; PASQUAL, M.; RUFINI, J. C. M. Produção de mudas de plantas frutíferas por semente. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.23, n.216, p.64-72, 2002.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)