Experiências Transdisciplinares no Estágio Supervisionado

Autores

  • Maria de Fátima Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul - FAMAG
  • Alessandra Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul - FAMAG
  • Emne Mourad BOUFLEUR Faculdades Magsul - FAMAG
  • Sebastião Gabriel Chaves Maia Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP - Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada - Nível Doutorado - ESALQ/CENA

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, projeto, proposta pedagógica

Resumo

Relata-se neste artigo um projeto de estágio supervisionado para o Curso de Pedagogia, das Faculdades Magsul de Ponta Porã/MS que rompe com as propostas convencionais, transformando-o em um projeto de trabalho transdisciplinar. A equipe da instituição decidiu abolir o modelo tradicional, implantando o projeto: “Magsul xô Aedes”, pois na missão da instituição consta a expressão "melhoria da qualidade de vida". Então, o objetivo do projeto de estágio voltou-se para a busca de alternativas ao combate às doenças causadas pelo mosquito “Aedes aegypti”, uma vez que o início do ano letivo de 2016 está sendo prejudicado pelo alto índice de faltas, tanto de alunos quanto de professores com dengue. Para desenvolver essa proposta pedagógica, foi formado um grupo de estudos, a fim de que o alicerce teórico sobre a transdisciplinaridade e o pensamento complexo fosse estudado, com base em Morin (2000, 2011, 2013). Esse estágio foi inspirado em uma proposta já desenvolvida por Suanno (2015). Um trabalho pedagógico, com base na pesquisa e no conhecimento da realidade.

Biografia do Autor

Sebastião Gabriel Chaves Maia, Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP - Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada - Nível Doutorado - ESALQ/CENA

Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Gestão Ambiental, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Geografia Física: Ambiente e Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutorando em Ecologia Aplicada, pela Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Professor das Faculdades Magsul - FAMAG. Têm experiência na área de Ecologia, Ecologia Humana, Etnoecologia, Etnoconservação e Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Ecologia Humana, Gestão Ambiental, Ecologia de População, Comunidade e de Paisagem, Etnoecologia, Etnobotânica e Etnoconservação, Dinâmica Ambiental e Políticas Públicas em Áreas Protegidas. Membro The Italo Latin-American, Asian and African Society of Ethnomedicine - SILAE.

Referências

FACULDADES MAGSUL. Projeto Pedagógico Institucional. Ponta Porã, MS. 2015.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MORAES, Maria Cândida e ALMEIDA, Maria da Conceição. Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak editora, 2012.

MORIN, E. A Via: para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

______ . Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

______ . Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Cooperação internacional pelas águas: metatema no estágio curricular do Curso de Pedagogia. In: PINHO, Maria José de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique; FERRAZ, Elzimar Pereira Nascimento (orgs.). Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza