Diagnóstico dos Mecanismos de Organização e Experiência Social do Assentamento Buriti no Município de Ubajara-CE

Autores

  • João Batista Costa Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Dayane Cristine Oliveira Lacerda Universidade Federal da Paraíba
  • Marcos Barros Medeiros Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Trabalhadores Rurais, Comunidade, Historicidade

Resumo

O homem do campo tem um processo histórico marcado por conflitos na aquisição e uso de terra e pela desvalorização social, no qual seus costumes e culturas têm se perdido ao longo dos anos. Neste trabalho objetivou-se diagnosticar o processo de organização e experiência social no Assentamento Buriti no Município de Ubajara-CE, bem como os possíveis discursos que são produzidos por autores e teóricos no assunto, no sentido de alargar o nosso entendimento a seu respeito. A partir de metodologias participativas, como observação e entrevista, foi possível a articulação dos conhecimentos obtidos mediante as experiências vivenciadas. A elaboração dessas análises metodológicas consiste em uma etapa fundamental para o conhecimento dos saberes vivenciados. Constatou-se que o processo de desconstrução das áreas rurais privadas em áreas de moradias se deu em um processo de intensos conflitos pelos trabalhadores rurais. A perda da garantia e permanência na terra, de suas moradias significava para os camponeses do Assentamento Buriti a perda de suas raízes, de suas garantias de vida, de suas relações de trabalho, de suas vizinhanças, de suas histórias de vida e de condições próprias de sobrevivência. O Assentamento Buriti, necessita de mais investimentos na área da agricultura principalmente a agricultura familiar. Seguido de manejo das práticas agrícolas, a fim de minimizar o desgaste e impacto ambiental. Ainda nessa perspectiva, necessitam de uma política de incentivo ao desenvolvimento local e criação de associação de atividades culturais, oficinas de artesanato produzido no próprio assentamento.

Biografia do Autor

Dayane Cristine Oliveira Lacerda, Universidade Federal da Paraíba

Possui curso de nível técnico Agrícola com Habilitação em Agroindústria pelo Colégio Agrícola "Vidal de Negreiros", graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (2012), especialização em Ensino de Português e Matemática Numa Perspectiva Transdisciplinar pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN (2016). Mestranda em Ciências Agrárias (Agroecologia) pela UFPB. Atualmente é professora voluntária no Projeto de Inclusão Social de Estudantes de Escolas Públicas da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

FERREIRA, M. I. M. M. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) Superintendência Regional do Ceara. Fortaleza Novembro 2005/ a Fevereiro 2006.

MIRANDA, M. V. M. O sistema Misto de produção nos assentamentos rurais do Ceará: Organização e experiências camponesas. Fortaleza: banco do Nordeste do Brasil: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, 2010.

PRINS, G. História Oral in BURKE, Peter. A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992, p.166.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza