Perfil dos Acadêmicos do curso de Agronomia: um estudo de caso na fronteira Brasil-Paraguai

Autores

  • Ana Júlia Fernandes Faculdades Magsul
  • Sebastião Gabriel Chaves Maia Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP / Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada - Nível Doutorado - ESALQ/CENA

Palavras-chave:

ensino superior, representação social, percepção

Resumo

O agrônomo é um profissional que trabalha para melhorar e conservar a qualidade e a produtividade de plantações e rebanhos. O objetivo desse trabalho foi verificar o perfil dos ingressantes do curso de Agronomia das Faculdades Magsul, no ano de 2016, Ponta Porã–MS. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado aos ingressantes do curso, versando a respeito dos temas: a opção da escolha do curso de agronomia. Participaram 20 acadêmicos, na qual o predomínio é do sexo é masculino (90%); a faixa etária média é de 21 anos; que 55% dos estudantes de Agronomia utilizam automóvel próprio para ir á faculdade; para custear as despesas da Faculdade 70% dos acadêmicos possuem emprego formal e 30% dependem diretamente da ajuda dos pais. A escolha pelo curso se deu devido á identificação com o meio rural, pois 65% dos acadêmicos nasceram em meio urbano e 35% nasceram no meio rural.

Biografia do Autor

Sebastião Gabriel Chaves Maia, Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP / Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada - Nível Doutorado - ESALQ/CENA

Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Gestão Ambiental, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Geografia Física: Ambiente e Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutorando em Ecologia Aplicada, pela Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Professor das Faculdades Magsul - FAMAG. Têm experiência na área de Ecologia, Ecologia Humana, Etnoecologia, Etnoconservação e Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Ecologia Humana, Gestão Ambiental, Ecologia de População, Comunidade e de Paisagem, Etnoecologia, Etnobotânica e Etnoconservação, Dinâmica Ambiental e Políticas Públicas em Áreas Protegidas. Membro The Italo Latin-American, Asian and African Society of Ethnomedicine - SILAE.

Referências

ANDRADE, C. L. O aluno do curso superior noturno: um estudo de caso, Univar, 1986.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BORGES, M. N.; AGUIAR, N. B. G. Diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia – Análise comparativa das propostas da ABENGE e do MEC. ABENGE – Revista de Ensino de Engenharia, v. 19, n. 2, dez., Brasília, p. 1-7, 2000.

CASSOL, A. E.; Agronomia - veja características da profissão, 2014. Disponível em: <http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=6720>. Acesso: 13/09/2016.

MANCEBO, D.; FÁVERO, M. de L. de A. (org.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004.

SIMONETTI, A. P. M. Caracterização do perfil dos alunos ingressantes 2015 no Curso de Agronomia da Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel – PR. Faculdade Assis Gurgacz, de

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)