Atualização e Capacitação de Técnicos e Agricultores-Multiplicadores envolvendo Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas

Autores

  • Milton Parron Padovan Embrapa Agropecuária Oeste
  • Zefa Valdivina Pereira UFGD
  • Carmen Regina Pezarico Embrapa Agropecuária Oeste
  • Auro Akio Otsubo Embrapa Agropecuária Oeste

Resumo

Desde o mês de novembro de 2014 vem sendo implementado no Estado de Mato Grosso do Sul, o projeto de pesquisa, comunicação e transferência de tecnologias “Sistemas agroflorestais biodiversos: produção de alimentos, geração de renda e recuperação ambiental”, o qual é coordenado pela Embrapa Agropecuária Oeste. Por meio de uma de suas atividades, busca-se compartilhar resultados de pesquisas e experiências exitosas, e como parte desse processo, capacitar técnicos e agricultores-multiplicadores, concernente a esses sistemas. Para alcançar esse objetivo, foram realizados 3 seminários, 5 visitas técnicas interativas, 4 cursos, 3 dias de campo, 2 reuniões técnicas, 1 oficina de concertação e 2 feiras. Foram concluídas 6 dissertações de mestrado e 2 monografias de especialização e oferecidas 4 disciplinas em cursos de mestrado e 1 disciplina em curso de especialização. As ações desenvolvidas nas atividades coletivas e as respectivas metodologias utilizadas, referentes a sistemas agroflorestais biodiversos, contribuíram para a capacitação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento e agricultores-multiplicadores, a partir do contato com novas tecnologias e a compreensão dos benefícios proporcionados, bem como por meio do aprimoramento de seus conhecimentos e da construção de novos conhecimentos. Agrega-se, também, a esse processo, a formação de mestres e especialistas. Outros processos relevantes realizados nas atividades coletivas foram a prospecção de demandas envolvendo sistemas agroflorestais biodiversos e a ampliação de parcerias interinstitucionais e interorganizacionais que atuam nessa área, as quais fortalecem a continuidade das capacitações, aumento das percepções inerentes a esses sistemas e agregação de novos adeptos e incentivadores.

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

ANDRADE, M. A. A. de. Tecnologia e difusão na extensão rural. Cascavel: Faculdade Assis Gurgaz, 2010. 9 p. Apostila.

DERETI, R. M. Fundamentos para o processo de transferência de tecnologia na Embrapa Florestas. Colombo: Embrapa Florestas, 2007. 25 p. (Embrapa Florestas. Documentos, 149).

FONSECA JÚNIOR, W. C. da. A comunicação na Embrapa: do difusionismo à comunicação local. Brasília, DF: Embrapa, 2008. 9 p.

IBGE. Censo Agropecuário 2006: agricultura familiar: Brasil, grandes regiões e unidades da federação: primeiros resultados. [Rio de Janeiro, 2016?]. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/agri_familiar_2006_2/default.shtm>. Acesso em: 19 jul. 2015.

LEMOS, C. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, H.; ALBAGLI, S. (Org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus,1999. p. 122-144.

MAIA, C. M. As dimensões da sustentabilidade e a multifuncionalidade da agricultura familiar. Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2007. 8 p.

PADOVAN, M. P. Sistemas agroflorestais em bases agroecológicas. In: PADOVAN, M. P. et al. (Ed.). Tecnologias para a agricultura familiar. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2015. p. 71-74.

PADOVAN, M. P.; CARDOSO, I. M. Panorama da situação dos sistemas agroflorestais no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. 1 CD-ROM.

PADOVAN, M. P. et al. Fortalecimento da agricultura familiar no Território da Grande Dourados, MS, a partir da gestão tecnológica, formação de capital social e valorização da produção. In: BALSADI, O. V. et al. (Org.). Transferência de tecnologia e construção do conhecimento. Brasília, DF: Embrapa, 2013. p. 95-122.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>