Educação do Campo e desenvolvimento socioterritorial multidimensional no Pronera

Autores

  • Rodrigo Simão Camacho UFGD

Palavras-chave:

Educação do Campo, PRONERA, Desenvolvimento Territorial, Equidade Social.

Resumo

Os movimentos sociais camponeses, por meio de sua luta, conquistaram um modelo de educação fundado em princípios e práticas sustentáveis de produção e organização social. Dessa forma, o principal objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento territorial promovido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Para escrever este artigo, como um primeiro passo, nós revisamos a literatura sobre Educação do Campo dialogando, sobretudo, com o Manual de Operações do PRONERA publicado em 2011. Tendo em vista a formação de milhares de jovens no campo, podemos afirmar que o programa tem ajudado a construir outra forma de desenvolvimento territorial em espaços rurais com base na equidade e sustentabilidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Simão Camacho, UFGD

LEDUC-FAIND-UFGD

Referências

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Educação do Campo