Açudes como alternativa de sobrevivência no período de estiagem no assentamento Taquaral, em Corumbá-MS.

Autores

  • Ana Maria SANTOS bolsista ATP da UFMS - Campus do Pantanal, Corumbá, MS
  • Valdinei CONCEIÇÃO bolsista ATP da UFMS – Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS
  • Vito GALANTINI Acadêmico UFGD
  • Alberto FEIDEN Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Palavras-chave:

reforma agrária, convivência com a seca, agroecologia.

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa exploratória realizada na Agrovila II do Assentamento Taquaral, em Corumbá-MS e teve como objetivo entender a importância que os agricultores dão à existência de açudes em suas propriedade, as vantagens e dificuldades encontradas. Foi aplicado roteiro semi estruturado, com questões abertas e as respostas foram organizadas em uma matriz de análise e agrupadas por semelhança. A maioria dos agricultores respondeu que não se prepara com nenhuma estratégia para minimizar os impactos da seca, mas têm na economia de água a principal vantagem de possuir o açude. Citaram como dificuldade maior a perda de bovinos por atolamento na lama do açude quando este está secando. De maneira geral, os açudes trouxeram aos agricultores da agrovila a satisfação de possuí-lo em seus lotes, pois a disponibilidade de água em períodos extremos da seca, garante a sobrevivência dos animais e a confiança de permanecer no campo.

Biografia do Autor

Alberto FEIDEN, Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1981) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) . Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de Agroecologia. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia e Agricultura Orgânica, Transição Agroecológica, Adubos Verdes, pesquisa Participativa e Agricultura Familiar.

Referências

CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; LISITA, F. O.; COSTA, M. dos S. Caracterização do sistema de olericultura para transição agroecológica: potencial para geração de renda e segurança alimentar em assentamentos da reforma agrária no Pantanal. Resumos do III Seminário de Agroecologia de MS, Porto Alegre, ABA-Agroecologia, 2010, Cadernos de Agroecologia, 5(1)009, 4p.

CARDOSO, E.L.; SPERA, S.T.; PELLEGRIN, L.A.; SPERA, M.R.N. Solos do Assentamento Taquaral - Corumbá, MS: caracterização, limitações e aptidão agrícola. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2002. 38p. il. (Embrapa Pantanal. Documentos, 29).

SILVA, J. dos S.V. (Org.). Zoneamento da Borda Oeste do Pantanal: Maciço do Urucum e adjacências. Brasília: Embrapa Comunicação e Transferência de

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>