Desafios na Construção Participativa da Pesquisa sobre Transição Agroecológica: Alimentos Alternativos para Galinhas Poedeiras

Autores

  • Raquel Soares Juliano Embrapa Pantanal
  • Frederico Olivieri Lisita Embrapa Pantanal
  • Christian Keambou Tiambo Universidade de Buea
  • Miguel da Silva Soares Filho Fundação Bradesco - Unidade Bodoquena
  • Gisele Aparecida Felix Unigran

Palavras-chave:

Manihot esculenta, Moringa oleifera, Acrocomia aculeatta

Resumo

A produção de ovos, mesmo em pequena escala ou em sistemas produtivos mais rústicos, depende do uso de grãos (milho e soja) para a elaboração de uma dieta balanceada para os animais. Destaca-se que esses ingredientes não são produzidos no Pantanal, não são facilmente acessíveis e tem alto preço para compra. Nesse contexto, o uso de alimentos, com possibilidade de produção local, em substituição ao uso de milho e soja é uma demanda importante para o desenvolvimento de dietas alternativas para pequenos produtores, agricultura de subsistência ou sistemas produtivos em transição agroecológica e orgânicos. Com essa justificativa foi executado um experimento com o objetivo de incluir alimentos (mandioca, moringa e bocaiuva), com possibilidade de produção na região do Pantanal, na ração para galinhas poedeiras. O estudo foi realizado pelo trabalho conjunto de agricultores locais, a Embrapa Pantanal e a Fundação Bradesco. A formulação da ração, aquisição dos ingredientes, escolha do local e dos animais, produção da ração, execução do experimento e resultados das análises, foram etapas que exigiram grande esforço, flexibilidade e comprometimento por parte de pesquisadores, produtores e educadores para finalmente chegar a uma recomendação de uso desses ingredientes. O objetivo desse artigo foi apresentar nesse relato, os principais desafios, soluções propostas e resultados obtidos por esse experimento.

Biografia do Autor

Raquel Soares Juliano, Embrapa Pantanal

Sanidade Animal Conservação de recursos geneticos animais

Frederico Olivieri Lisita, Embrapa Pantanal

Agricultura Familiar

Christian Keambou Tiambo, Universidade de Buea

Zootecnia Recursos Genéticos

Miguel da Silva Soares Filho, Fundação Bradesco - Unidade Bodoquena

Avicultura

Gisele Aparecida Felix, Unigran

Fisiologia Bem estar animal

Referências

CAMPOLIN, A. I.; JORGE, M. H. A.; SALIS, S. M.; FEIDEN, A.; LISITA, F. O.; CURADO, F. F.; BORTOLOTTO, I.M.; COSTA, M.S. Sistemas de Produção Identificados na Comunidade Tradicional de Antonio Maria Coelho, Corumbá, MS. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2009. 19p. (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 88). Disponível em:<http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/online/BP88.pdf>. Acesso em 11 nov. 2012.

GRANJA PLANALTO. Manual de Manejo das poedeiras Dekalb White. 2009, 41p.

Disponível em: < http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/zootecnia/NILVAKAZUESAKOMURA/manual_dekalb_white.pdf> Acesso em 18 set. 2016.

LISITA, F. O.; TOMICH, T. R.; CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; CONCEIÇÃO, C. A.; NASCIMENTO, V. R.; TRINDADE, L. L. Recursos forrageiros regionais conservados como feno para a alimentação de bovinos na região de Corumbá, MS: 1996 a 2004. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2009. 5 p. (Embrapa Pantanal. Circular Técnica, 87). Disponível em:<http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/download.php? arq_pdf=CT87>.Acesso em 11 nov 2012.

TOMICH, R. G. P.; TOMICH, T. R.; CURADO, F. F.; PELLEGRIN, A. O.; MORAIS, M. G.; BARBOSA-STANCIOLI, E. F. Sistema de produção e utilização da mandioca em assentamentos rurais de Corumbá, MS. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006. 30p. (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 70). Disponível em:<http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/online/BP70.pdf>. Acesso em 11 nov. 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)