Funcionamento De Um Sistema Operante Na Comunidade De Montenegro, Bragança – Pa Numa Perspectiva Agroecológica

Autores

  • Erika Soares Gomes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Natália dos Santos Barros Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Camily Ribeiro Fernandes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ysteffani Silva Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Diocléa Almeida Seabra Silva Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

Produção agrícola, incorporação de restos vegetais, decisão da família.

Resumo

A utilização da cobertura vegetal num estabelecimento agrícola cuja mão-de-obra que permanece é a familiar tem importante papel na manutenção do homem no campo. As estratégias familiares de condução de como se trabalha e de como determinadas culturas entram no lote de uma família, sendo feita através de um poder decisório que visa suprir necessidades mais emergentes no dia-a-dia do agricultor, seja alimentação, ou compra de terra para aumentar a área plantada. Este trabalho buscou observar o funcionamento de um sistema operante agrícola sem o uso de insumos. O trabalho foi desenvolvido na Comunidade de Montenegro, no Município de Bragança, no estado do Pará onde foi selecionado um estabelecimento agrícola familiar composto pela matriarca da família (mãe e viúva), filhos, noras e netos. Também foi estudado seis culturas que compõem esse ambiente, como a mandioca, a pimenta do reino, a laranja, o açaí, o coco e o caju num período de quatorze anos sem nenhuma perspectiva de adubação, somente incorporação de restos vegetais no solo. A mandioca e o açaí são culturas que mantém a propriedade do produtor, garantindo a sua permanência no lote, ao passo que as outras culturas como pimenta, laranja, coco e caju funcionam como uma espécie de poupança para a aquisição de investimentos, como compra de lote. A incorporação dos restos vegetais no solo proporcionam a manutenção do sistema de produção agrícola.

Biografia do Autor

Erika Soares Gomes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de graduação do 7º período de agronomia da universidade Federal Rural da Amazônia.

Referências

ALVES, L. E. V. Rentabilidade do policultivo orgânico de maracujá, abacaxi, mandioca e milho em diferentes arranjos e planta de cobertura, 2013. 50f, Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Rio Branco, Acre, 2013.

BRITO, C. R. de M.; SILVA, P. H. S.; COSTA, J. L. P.; SILVA, A. M. L. da; SALDANHA, E. C. M.; NOBRE, H. G. B1 – 432 adubos verdes: alternativa para agricultores familiares no nordeste paraense. In: V Congresso Latino Americano de Agroecologia, 5, 2015, La Prata Argentina. Anais... La Prata: Associação Brasileira de Agroecologia, 2015. 1 CD-ROM.

NASCIMENTO JÚNIOR, E. P. do; BEZERRA, M. A. da SILVA; VALE, J. C. S. do. Experiências agroecológicas no manejo de SAF`s no projeto de assentamento São Domingos no município de Mâncio Lima, Acre. Diversidade e soberania na construção do bem viver. In: IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 3, v.10, 2015, Cadernos de Agroecologia, 2015.

SILVA, H. R. F.; MELO, V. L.; PACHECO, D. D.; ASSIS, Y. J. M. de; SALES, H. dos R. Acúmulo de matéria seca e micronutrientes em mandioca consorciada com bananeira. Pesquisa Agropecuária Brasileira., Goiânia, v.44, n.1, p.15-23, jan./mar. 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Outros Temas