A importância da Participação Popular na criação de um Curso Técnico em Agroecologia, concomitante ao Ensino Médio: Uma experiência vivenciada nos assentamentos, Novo Amanhecer e Quatorze de Agosto, em Ariquemes/RO.

Autores

  • Gutemberg Germano da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
  • Douglas Guedes Goutard Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Participação Popular, Agroecológica, Movimentos Sociais do Campo

Resumo

Este trabalho revela como a participação da sociedade civil organizada foi imprescindível para a elaboração do Projeto Político Pedagógico de um Curso Técnico em Agroecologia, de nível Médio. A experiência se deu nos assentamentos Novo Amanhecer e Quatorze de Agosto, em Ariquemes, no Estado de Rondônia. Para sua realização, foram feitos: estudos bibliográficos sobre a participação popular; reflexões sobre assuntos tratados em reuniões com dirigentes de Instituições Públicas e com lideranças comunitárias; e investigação junto à população do campo com o objetivo de conhecer o grau de escolaridade e suas sugestões e expectativas. Os resultados demonstraram que somente através do diálogo se pode estimular de fato a participação social.

Biografia do Autor

Gutemberg Germano da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mestre em Educação Agrícola pela UFRRJ. Contato: gutembergariquemes@gmail.com.

Douglas Guedes Goutard, Universidade Federal de Rondônia

graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Contato: douglasgotardi@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Educação do Campo