Estágio de Vivência: Construção de Saberes no Assentamento Benedito Alves Bandeira
Palavras-chave:
Agricultura familiar, agroecologia, reforma agráriaResumo
Um dos maiores problemas enfrentados na atual realidade do campo, é o fato dos profissionais formados não terem realizado práticas, vivência com os agricultores e não entenderem a complexidade do cenário em que estão inseridos. Além disso, existe uma grande dificuldade em integralizar os estudos teóricos com a realidade prática, devido à pouca presença e interação da Universidade com as comunidades. Com o apoio do professor Acácio, o processo de preparação do EIV, iniciou-se a partir de duas reuniões presididas pelo mesmo, onde foi discutido a necessidade do EIV, além da interdisciplinaridade que este proporciona para os estudantes, sobre o cenário político cultural dos assentamentos rurais e a respeito do histórico do Assentamento Benedito Alves Bandeira (BAB). Durante este processo foi possível proporcionar aos estudantes envolvidos, o conhecimento sobre a realidade cotidiana dos agricultores e conhecer a história e importância que o Assentamento Benedito Alves Bandeira possui com relação a reforma agraria no Brasil, além de perceber as necessidades e perspectivas dos agricultores, quanto ao emprego/utilização de tecnologias e alternativas que visem um melhor aproveitamento da terra, no cultivo e no manejo das espécies agrícolas e proporcionar renda a estas famílias rurais, minimizando os impactos a natureza.Referências
MELO, A. T. M. de et al. ASSENTAMENTO BENEDITO ALVES BANDEIRA: UMA HISTÓRIA DE LUTAS PELA TERRA NO MUNICÍPIO D E ACARÁ, NORDESTE PARAENSE. 2009. Disponível em: <http://www.uniara.com.br/legado/nupedor/nupedor_2012/trabalhos/sessao_9/03_Acacio_Mello.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2009.
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Publicado
2017-01-21
Edição
Seção
Agroecol 2016 - Outros Temas
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