Comercialização na agricultura familiar: Análise de uma propriedade agroecológica em São Miguel do Iguaçu- PR

Autores

  • Rafael Lucas Alves Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Adilson Francelino Alves
  • Eder Cordeiro
  • Gislaine Bergamo Santos
  • Cristiane Tabarro

Palavras-chave:

Agricultura familiar, comercialização, agroecologia

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo descrever e identificar os principais canais de comercialização na agricultura familiar de base agroecológica, considerando sua importância para obtenção de uma renda fixa para os agricultores. Realizamos uma visita em uma propriedade referência em produção agroecológica em São Miguel do Iguaçu- PR onde o proprietário respondeu um questionário aberto mediante uma entrevista. Identificamos três canais de comercialização na propriedade: a venda direta ao consumidor, a oferta da prática de turismo rural e os mercados institucionais. Conclui-se que esses canais de comercialização ocorrem pela procura por parte dos consumidores por alimentos livres de agrotóxicos, o acesso a politicas públicas e a procura de pessoas um contato próximo do meio rural. Contribuindo expressivamente para a reprodução social e econômica na agricultura familiar.

Referências

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas