A Formação de Professores por Meio de Jogos Didáticos no PA São Francisco e PAE – Botos

Autores

  • joana darque toscano Universidade Federal do Amazonas
  • Laura Ulchoa Ferreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Eulina Maria Leite Nogueira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Educação do campo, Ensino e aprendizagem, Estudantes

Resumo

O presente trabalho é parte de atividades e ações educacionais realizadas nos períodos de abril a agosto de 2016, no Projeto de Assentamento São Francisco e Projeto de Assentamento Agroextrativista - Botos, sul do Amazonas, pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia (NUPEAS), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desta forma, serão elencadas as principais ações desenvolvidas que podem promover uma perspectiva diferenciada que culmine para a formação de professores que atuam na educação do campo. Tais ações estão voltadas principalmente para a utilização de jogos didáticos, no ensino do raciocínio da matemática e da língua portuguesa, possibilidades que proporcionem ao professor uma práxis diferenciada e contextualizada.

Biografia do Autor

joana darque toscano, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Amazonas.

Laura Ulchoa Ferreira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Estudante de graduação em Pedagogia

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Docente em Educação pela Universidade Federal do Amazonas

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. ENRIQUES, R. (et al). Educação do campo: diferenças mudando paradigmas. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Brasília: 2007. Disponível: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf. Acesso: 13 de maio de 2016.

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STEPHANOU,M, BASTOS,M.H.C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

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Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Educação do Campo

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