Educação do campo e agroecologia: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar

Autores

  • Rosemeri Scalabrin
  • Luis Mauro Santos Silva

Palavras-chave:

Educação do campo, Agroecologia, Interdisciplinaridade

Resumo

Este estudo discute sobre a formação continuada de professores do campo, da rede municipal de ensino em Marabá/ PA, desenvolvidos na parceria entre o Campus Rural Municipal de Ensino de Marabá/ IFPA e a Secretaria Municipal de Educação e apresenta a produção dos componentes curriculares, denominados: Abordagem sistêmica/ sistema de produção e Currículo interdisciplinar via tema gerador, como fruto da atuação integrada no curso de Especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo, com vistas a demonstrar a concepção de educação do campo e de agroecologia que perpassa esta atuação, em que se busca refletir sobre a construção de práticas docentes interdisciplinares. O resultado de tais produções representa a efetivação de um currículo ético- crítico, que busca partir da realidade com vistas a ela transformar. Consideramos que a experiência poderá contribuir com a política de reorganização curricular para as escolas do campo.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>