Da extensão à emancipação: um recorte a partir da prática de jovens camponeses na Paraíba
Palavras-chave:
Residência agrária jovem, Território, Pedagogia de alternânciaResumo
O objetivo deste ensaio é apontar algumas veredas que foram construídas a partir do Residência Agrária-PB à medida que esboçamos algumas experiências, construções e desafios que constituíram este espaço. Por meio da abordagem participante, dialogaremos como curso “Juventude Rural: fortalecendo a inclusão produtiva na Zona da Mata e Brejo paraibano”, sujeitos e territórios. Assim apresentaremos duas experiências: uma no trabalho com horta envolvendo crianças e jovens e outra a partir da lógica da convivência com o semiárido. Percebemos nas ações desenvolvidas um motor de mobilização, que se desdobram em processos de transformação e na consolidação de práticas autônomas, essas que propiciam o entendimento do território camponês e constroem um diálogo de saberes na lógica da convivência com o semiárido e com a agroecologia. Assim, o curso e seus espaços interagem dilatando-se para os cotidianos, através das práticas, promovendo transformações significativas nos territórios locais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).