Arte e cultura no Ensino da Agroecologia: a experiência do projeto EcoArte CTUR/UFRRJ
Palavras-chave:
Dança, Teatro, Comunicação, JuventudeResumo
Na busca por uma pedagogia embasada no pensamento complexo e na problematização da realidade, o Projeto EcoArte interage os jovens do Colégio Técnico da UFRRJ em ambientes de aprendizagem mediados pela educomunicação. O debate sobre a importância do corpo no processo de construção de conhecimentos nos leva a pensar sobre os princípios da Educação em Agroecologia. Assim foram realizadas diversas atividades envolvendo um grupo de estudantes que experimentaram e realizaram através da integração uma formação agroecológica pela vivência e protagonismo nos processos de aprendizagem e ensino. A arte, nessa perspectiva, está para além de uma ferramenta, como parte do processo de formação holística, humana e cultural que é tão necessária para os processos de transformação política e social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).