Arte e cultura no Ensino da Agroecologia: a experiência do projeto EcoArte CTUR/UFRRJ

Autores

  • Diogo de Souza Pinto
  • Angélica Cristina Laurindo do Nascimento
  • Eugênia Matias Vale
  • Eliete dos Santos Miranda

Palavras-chave:

Dança, Teatro, Comunicação, Juventude

Resumo

Na busca por uma pedagogia embasada no pensamento complexo e na problematização da realidade, o Projeto EcoArte interage os jovens do Colégio Técnico da UFRRJ em ambientes de aprendizagem mediados pela educomunicação. O debate sobre a importância do corpo no processo de construção de conhecimentos nos leva a pensar sobre os princípios da Educação em Agroecologia. Assim foram realizadas diversas atividades envolvendo um grupo de estudantes que experimentaram e realizaram através da integração uma formação agroecológica pela vivência e protagonismo nos processos de aprendizagem e ensino. A arte, nessa perspectiva, está para além de uma ferramenta, como parte do processo de formação holística, humana e cultural que é tão necessária para os processos de transformação política e social.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)