Educação e Agroecologia: “Jogando limpo com os quintais”

Autores

  • Mikaely Reis Santos
  • Camilo da Silva Cantanhede
  • Paula Pereira Libório

Palavras-chave:

Meio ambiente, Quintais produtivos, Ambiente escolar, Agroecologia

Resumo

O texto relata a experiência do projeto pedagógico Jogando limpo com os quintais, uma das ações desenvolvidas pelo Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça com participação dos discentes, familiares e comunidade. O objetivo foi proporcionar a conexão do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas ambientais abordados no ensino formal com a Agroecologia. A intervenção foi a revitalização dos quintais e de uma praça do povoado, possibilitando outros usos dos espaços manejados. Os resultados obtidos foram: a retirada do lixo, o redesenho produtivo dos espaços e a percepção da abordagem agroecológica na educação. Foi possível perceber a transformação de uma realidade indesejada, a mobilização do interesse e envolvimento dos estudantes em todas as etapas. Conclui-se que a educação em Agroecologia tem o potencial de conferir novos significados à educação formal ao contextualizar o processo educativo na construção cotidiana do bem viver.

Downloads

Publicado

2017-07-31