Educação e Agroecologia: “Jogando limpo com os quintais”
Palavras-chave:
Meio ambiente, Quintais produtivos, Ambiente escolar, AgroecologiaResumo
O texto relata a experiência do projeto pedagógico Jogando limpo com os quintais, uma das ações desenvolvidas pelo Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça com participação dos discentes, familiares e comunidade. O objetivo foi proporcionar a conexão do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas ambientais abordados no ensino formal com a Agroecologia. A intervenção foi a revitalização dos quintais e de uma praça do povoado, possibilitando outros usos dos espaços manejados. Os resultados obtidos foram: a retirada do lixo, o redesenho produtivo dos espaços e a percepção da abordagem agroecológica na educação. Foi possível perceber a transformação de uma realidade indesejada, a mobilização do interesse e envolvimento dos estudantes em todas as etapas. Conclui-se que a educação em Agroecologia tem o potencial de conferir novos significados à educação formal ao contextualizar o processo educativo na construção cotidiana do bem viver.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).