Projeto árvore da leitura no Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional – TO

Autores

  • Jaqueline Ferreira de Sousa
  • Andréia Santos Japiassú

Palavras-chave:

Práxis, Ressignificação, Diversidade

Resumo

A escola do campo deve ser consubstanciada em princípios e diretrizes que integrem o local ao qual está inserida. O empoderamento histórico cultural e a ressignificação do sentimento de pertencimento ao local são temáticas que, alinhadas aos processos educativos da Educação em Agroecologia, podem sensibilizar na construção de consciência ambiental e social dos envolvidos. Nessa conjuntura, o Projeto “Árvore da Leitura”, na Escola Municipal Carmencita Matos Maia, no Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional – TO, se desdobrou em ações e práticas voltadas a criar diálogo entre o teórico e prático nas inter-relações com os diversos atores que compreendem a unidade de ensino. A partir da metodologia inclusiva, o processo educativo fora pautado no construtivismo e no “aprender a aprender”, e visou evidenciar a Educação em Agroecologia como formadora de práticas sustentáveis, entrelaçando os seus princípios basilares, quais sejam, a vida, a diversidade, complexidade e transformação.

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Publicado

2017-07-31