Projeto árvore da leitura no Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional – TO
Palavras-chave:
Práxis, Ressignificação, DiversidadeResumo
A escola do campo deve ser consubstanciada em princípios e diretrizes que integrem o local ao qual está inserida. O empoderamento histórico cultural e a ressignificação do sentimento de pertencimento ao local são temáticas que, alinhadas aos processos educativos da Educação em Agroecologia, podem sensibilizar na construção de consciência ambiental e social dos envolvidos. Nessa conjuntura, o Projeto “Árvore da Leitura”, na Escola Municipal Carmencita Matos Maia, no Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional – TO, se desdobrou em ações e práticas voltadas a criar diálogo entre o teórico e prático nas inter-relações com os diversos atores que compreendem a unidade de ensino. A partir da metodologia inclusiva, o processo educativo fora pautado no construtivismo e no “aprender a aprender”, e visou evidenciar a Educação em Agroecologia como formadora de práticas sustentáveis, entrelaçando os seus princípios basilares, quais sejam, a vida, a diversidade, complexidade e transformação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).