Horta escolar como ferramenta metodológica para a agroecologia em comunidades rurais no Amazonas
Palavras-chave:
transdisciplinaridade, práxis ambiental, sustentabilidadeResumo
A agroecologia, enquanto práxis ambiental, tem emergido com veemência na atualidade. Nesse sentido, este artigo apresenta as experiências voltadas à educação em agroecologia desenvolvidas pelo Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAGRO) em parceria com o Núcleo de Socioeconomia (NUSEC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo deste trabalho é demonstrar a experiência da horta escolar como ferramenta para a Educação em Agroecologia em comunidades rurais no estado do Amazonas. Para tal, foram utilizados diversos instrumentos metodológicos participativos, como oficina, unidade experimental participativa (UEP) e diagnóstico rápido participativo. Pode-se inferir, após a análise dos dados, que a horta escolar tem contribuído significativamente para a construção do conhecimento e dos saberes relativos à prática agroecológica, por meio da qual os estudantes têm exercitado a transdisciplinaridade, que é o âmago da agroecologia.
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