O IF Baiano e sua primeira experiência com o Pronera: aprendizados possíveis para o ensino em agroecologia
Palavras-chave:
alternância, Fundo de Pasto, Pronera, educação do campo, assentamentoResumo
O presente trabalho apresenta a primeira experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) com o Pronera: o Curso Técnico em Agropecuária, desenvolvido em parceria com os movimentos sociais e em execução na Escola Família Agrícola do Sertão (Monte Santo – BA). Os estudantes são oriundos de assentamentos e comunidades tradicionais de Fundo de Pasto. Tal proposta se processa em regime de alternância, sendo financiada pelo Incra, apresentando instrumentos pedagógicos inovadores que impulsionam a Agroecologia e as Tecnologias Sociais, a exemplo do Projeto Profissional do Jovem (PPJ), presente no percurso formativo. No âmbito do IF Baiano, direciona o ensino agrícola para uma transição sob os princípios da Educação do Campo, atingindo povos tradicionais distantes dos grandes centros e tendo o trabalho enquanto princípio formativo, um ensino contextualizado e marcado pela perspectiva emancipátória de convivência com o semiárido sob bases agroecológicas.
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