Inclusão em movimento: uma parceria IFES e Associação Pestalozzi de Santa Teresa/ES
Palavras-chave:
educação especial, diversidade, inclusão escolarResumo
Objetivou-se elaborar, por meio de oficinas e ações de interação entre usuários da Associação Pestalozzi de Santa Teresa, o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-ARANDU) e alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes campus Santa Teresa, atividades de promoção da educação inclusiva, considerando o desafio de transformar a escola num espaço de convivência, cooperação e acolhimento à diversidade. As oficinas abordaram aspectos e práticas relacionados à vida no solo, utilizando como ferramentas pedagógicas teatros, fantoches, paródias entre outros, culminando na construção de um viveiro de mudas da mata atlântica, onde os usuários compreenderam a importância do solo vivo para a reabilitação de áreas degradadas. A metodologia se mostrou eficiente, pois possibilitou a compreensão de todo o processo, ampliando o conhecimento sobre os Princípios e Diretrizes da Educação em Agroecologia, integrados às dimensões da sustentabilidade agroecológica.
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