NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de Educação em Agroecologia na Amazônia Paraense
Palavras-chave:
Interação de Saberes, formação-reflexão, ensino-pesquisa-extensãoResumo
Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação político- pedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estudantes; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia; Agriculturas de Base Ecológica e Políticas Públicas voltados para agricultoras familiares camponeses, agentes de desenvolvimento e movimentos sociais, são algumas ações aqui descritas e analisadas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas estão em consonância com as diretrizes e com os princípios de Educação em Agroecologia e que o NEA, mesmo sendo um local de resistência dentro de um território marcado pela educação tecnicista, segue firme e aprendendo com os desafios de cada dia.
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