A construção coletiva de um processo de formação em agroecologia a partir do Projeto Profissional do/a Jovem (PPJ) na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, Território Baixo São Francisco, Sergipe
Palavras-chave:
Pedagogia da alternância, educação do campo, juventude ruralResumo
O presente estudo tem como objetivo relatar o processo inicial de construção de uma capacitação em agroecologia com o envolvimento dos alunos, professores/monitores da EFAL, movimentos sociais, pesquisadores da Embrapa, técnicos de ONGs e da própria Associação desta Escola Família Agrícola, tendo o Projeto Profissional do(a) Jovem (PPJ) como tema gerador deste processo. Para tanto, busca-se a reflexão sobre o processo de estruturação dos PPJs como uma estratégia metodológica para o envolvimento dos parceiros na realidade da instituição e para a identificação de conteúdos que possam compor a proposta de formação. Assim, a estratégia de fortalecimento da experiência dos PPJs com a valorização do protagonismo dos/as jovens evidencia que esta deverá ser a tônica da formação em agroecologia. Esta percepção será imprescindível por parte de todos os atores e parceiros da EFAL envolvidos nesta construção, fortalecendo as diversas expressões da agroecologia no Território do Baixo São Francisco.
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