Rede de Educação do Semiárido Brasileiro – Vivências a Partir da Experiência Local

Autores

  • Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo
  • Luana Fernandes Melo
  • Wilma Danyella Brasil Campos
  • Rodrigo Rehem de Melo
  • Alexandre Eduardo de Araújo

Palavras-chave:

Educação no campo, Agroecologia, Contextualização

Resumo

A Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - RESAB surgiu no ano de 2000 e está presente em todos os estados do SAB. O objetivo do trabalho foi compartilhar as experiências vivenciadas por estudantes que participam do cotidiano da Secretaria Executiva da RESAB e elucidar a dinâmica como elas acontecem. A secretaria executiva da RESAB conta com a participação de vários discentes do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, dos cursos de Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Pedagogia e pós-graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia), além de bolsistas e estagiários. A passagem pela escola contribui para o êxito ou fracasso dos indivíduos, onde possui influência relevante sobre o acesso às oportunidades sociais da vida em sociedade. A educação escolar deve fazer sentido na vida dos alunos e dos outros sujeitos, portanto, uma educação emancipadora, não excludente, contextualizada e desalienadora é essencial para a população do SAB.

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Publicado

2017-08-07

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