POTENCIAL FUNGITÓXICO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Schinus molle L. E Schinus terebinthifolius Raddi CONTRA FUNGOS PATOGÊNICOS DO TOMATEIRO.

Conteúdo do artigo principal

Elisa Zorzi Tomazoni
Rute Teresinha da Silva Ribeiro
Joséli Schwambach

Resumo

Produtos naturais vêm sendo utilizados como materiais alternativos, seguros e de baixo impacto ambiental contra fitopatógenos. Dentre estes, os óleos essenciais têm apresentado ação antimicrobiana comprovada, permitindo seu uso no controle de patógenos. Neste estudo, os óleos essenciais de frutos e folhas de Schinus molle e Schinus terebinthifolius foram testados contra os fitopatógenos Alternaria solani, Septoria lycopersici e Stemphylium solani causadores de doenças foliares no tomateiro, responsáveis por grandes perdas econômicas na produção. A ação antifúngica dos óleos essenciais foi testada in vitro nas concentrações que variaram de 0,1 a 20,0 µL mL-1. Todos os óleos essenciais foram eficazes em inibir os fungos fitopatogênicos testados, variando na concentração de óleo e na espécie fúngica alvo, com a exceção do óleo essencial do fruto de S. terebinthifolius sobre A. solani. O óleo essencial das folhas de S. molle, caracterizado pela presença de α-pineno, foi o mais eficiente, demonstrando inibições entre 59,46% e 66,13%, na concentração 20,0 µL mL-1.

Detalhes do artigo

Como Citar
Tomazoni, E. Z., Ribeiro, R. T. da S., & Schwambach, J. (2017). POTENCIAL FUNGITÓXICO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Schinus molle L. E Schinus terebinthifolius Raddi CONTRA FUNGOS PATOGÊNICOS DO TOMATEIRO. Revista Brasileira De Agroecologia, 12(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/20724
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elisa Zorzi Tomazoni, Laboratório de Biotecnologia Vegetal, Instituto de Biotecnologia, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Biotecnologia pelo programa de Pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Biotecnologia (2012) e graduada em Ciências Biológicas (2010) pela Universidade de Caxias do Sul, onde atuou como bolsista no Laboratório de Controle Biológico de Doenças de Plantas, no Instituto de Biotecnologia/UCS. Atua principalmente nos seguintes temas: fitopatologia, agricultura ecológica, óleos essenciais e doença de plantas.

Rute Teresinha da Silva Ribeiro, Laboratório de Controle Biológico de Doenças de Plantas, Instituto de Biotecnologia, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul, onde desenvolve trabalhos sobre interações bioquímicas entre microrganismos, com ênfase em enzimas e metabólitos liberados por fungos e bactérias de interesse biotecnológico. Atua principalmente nos seguintes temas: fitopatologia, biocontrole de pragas (nematódeos, fungos e bactérias) causadoras de doenças em plantas, e agricultura ecológica.

Joséli Schwambach, Laboratório de Biotecnologia Vegetal, Instituto de Biotecnologia, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS (2003) e doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS (2007). Realizou pós doutorado em desenvolvimento vegetal na Universidade de Toronto-Canadá (2008) e pós-doutorado no Laboratório de Fisiologia Vegetal da UFRGS. É professora da Univesidade de Caxias do Sul no Instituto de Biotecnologia. Tem experiência com os seguintes temas: lenhosas, nutrição mineral, propagação vegetal (cultura de tecido e enraizamento adventício), controle biológico e alternativo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)