Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará.

Conteúdo do artigo principal

Mauro Santos Silva

Resumo

Em região de fronteira agrária amazônica, este estudo buscou avaliar o estado atual de agroecossistemas familiares impactados pelo acesso ao crédito produtivo, considerando a noção local de sustentabilidade, bem como seu caráter multidimensional. Envolvendo um território com sete municípios do sudeste paraense, 16 agroecossistemas serviram de balizamento para a aplicação da ferramenta MESMIS – Marco para a Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade. Num contexto marcado pela ausência de infraestrutura nos assentamentos e por várias limitações ambientais, estas famílias encontram-se distante do significado da sustentabilidade no que concerne ao seu aspecto muldimensional, no que pese a melhoria de alguns indicadores sociais e econômicos decorrentes do crédito produtivo disponível. Conclui-se ainda que estas limitações são percebidas e reveladas nas noções locais de sustentabilidade evidenciando a fragilidade da política de crédito para atender o equilíbrio entre as dimensões sociais, econômicas e ambientais nas estratégias de desenvolvimento.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, M. S. (2017). Impactos do crédito produtivo nas noções locais de sustentabilidade em agroecossistemas familiares no território sudeste do Pará. Revista Brasileira De Agroecologia, 12(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/21909
Seção
Resumos Teses e Dissertações
Biografia do Autor

Mauro Santos Silva, UFPA, Belém, PA - Brasil

Natural de Manaus. Graduado em agronomia na UFAM (AM), Especialista e Mestre em Agriculturas Familiares e Desenv. Sustentável na UFPA/NCADR (PA) e Doutor em Ciência pela UFPEL. Atualmente é docente-Pesquisador na UFPA-NCADR-NEAF.