Novidades da ABA
Do Facebook
Associação Brasileira de Agroecologia
Associação Brasileira de Agroecologia28/05/2017 @ 11:22
#Rota1CaravanaPará | O quinto dia da caravana começou com um café da manhã na Feira da Agricultura Familiar de Capitão Poço, que acontece semanalmente (aos sábados pela manhã). Na feira foi possível encontrar hortaliças, sub-produtos da mandioca (farinha e tapioca), café de semente da açaí, pupunha, artesanatos, entre outros produtos típicos da região que são comercializados diretamente pelas produtoras e produtores. Em seguida a caravana rumou para Garrafão do Norte, na experiência de Dona Antônia e sua família.

A experiência é marcada por processos coletivos que envolvem a comunidade e o Núcleo de Agroecologia da UFRA, como a construção de viveiros de mudas e sistemas agroflorestais. Na parte da tarde, visitamos a propriedade do Sr. Machado e Dona Maria Rosângela. Destaca-se nesta experiência o sistema agroflorestal que, com apenas dois anos, já conta com: mandioca, laranja, limão, urucum, banana, feijão de porco, gliricidia, feijão caupi, caju, quiabo, mamão, abacaxi, pimentas, entre outros. Encerramos o dia na chegada à Irituia.
Associação Brasileira de Agroecologia
Associação Brasileira de Agroecologia26/05/2017 @ 18:16
Como o #MST se tornou o maior produtor de #arrozorgânico da América Latina

O agricultor Isaías Vedovatto tinha 22 anos quando cortou a cerca da Fazenda Annoni, em Sarandi (RS), na madrugada de 29 de outubro de 1985. Ele foi o primeiro dos 7,5 mil camponeses, de mais de 30 cidades gaúchas, a pisar na ocupação de terra, marcante na história do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Agora, aos 54 anos, Vedovatto testemunha o MST se tornar o maior produtor de arroz orgânico (sem agrotóxicos) da América Latina.

Para a safra do arroz orgânico de 2016-17, o MST estima a colheita de mais de 27 mil toneladas, produzidas em 22 assentamentos diferentes, envolvendo 616 famílias gaúchas. Também serão produzidas 22.260 sacas de sementes, que não são transgênicas.

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39775504?ocid=socialflow_facebook
Conheça nossas publicações

A Revista Brasileira de Agroecologia é uma publicação quadrimestral que recebe artigos ou ensaios teóricos inéditos e inovadores em Agroecologia e áreas do conhecimento afins. A Revista Cadernos de Agroecologia tem por função principal publicar resumos de seminários e congressos apoiados pela ABA-Agroecologia. Conheça as Revistas clicando nos ícones ao lado. Boa leitura!!!

icone_caderno       icone_revista
 
 

icone_mapa

 
Agroecologia em rede

Agroecologia em Rede é um sistema de informações sobre iniciativas em agroecologia em todo o território nacional. É composto por três bancos de dados interligados: o banco de experiências, o banco de pesquisas e o banco de contatos (pessoais e institucionais). As consultas e os cadastros podem ser feitas livremente pelos visitantes do site. Conheça as experiências em agroecologia do seu território. Se caso você não encontrar experiências que você conheça, convide-as a se inscrever. Faça parte você também! Vamos construir juntos o Agroecologia em rede.


Parceiros