Novidades da ABA
Do Facebook
Associação Brasileira de Agroecologia
Associação Brasileira de Agroecologia21/02/2017 @ 20:07
Curso para construção de Caravanas Agroecológicas acontece em Belém/PA

Começou em 20 de fevereiro, o ‘Curso para construção de Caravanas Agroecológicas’, momento no norte, que reúne vários núcleos de Agroecologia da região e outras organizações para refletir sobre elementos conceituais e metodológicos que possam facilitar processos de construção de caravanas agroecológicas e instalações pedagógicas em agroecologia.

http://aba-agroecologia.org.br/wordpress/?p=3227
Associação Brasileira de Agroecologia
Associação Brasileira de Agroecologia21/02/2017 @ 15:07
Da mesma forma que para construir um Sistema Agroflorestal é preciso ter a diversidade de plantas, que quando juntas se fortalecem e se desenvolvem, para construção do conhecimento agroecológico é preciso reunir e integrar a diversidade de saberes e sujeitos. E é assim que caminha a sistematização da Rede SAFAS e dos NEAs da região sul.

A Rede SAFAS (Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos do Sul) é uma rede ampla que reúne organizações, entidades, instituições, movimentos e indivíduos interessados em agroflorestas agroecológicas, incluindo associações e cooperativas de agricultores, organizações de indígenas, quilombolas, agentes de ATER, pesquisadores, professores, estudantes, articuladores de movimentos sociais, legisladores, fiscalizadores, etc. A Rede SAFAS objetiva desenvolver e testar estruturas e processos participativos de comunicação e compartilhamento de conhecimentos, que sejam úteis para a integração, análise, adaptação e divulgação de experiências práticas (componente aplicado de capacitação-ação) e dados (componente teórico-científico), analisando os efeitos de gargalos econômicos, sociais, organizativos, tecnológicos e ambientais sobre a multifuncionalidade e resiliência de sistemas agroflorestais.

#ProjetodeSistematização #ABAgroecologia #RedeSAFAS
Associação Brasileira de Agroecologia
Sistematização de Experiências dos Núcleos de Agroecologia
Da mesma forma que para construir um Sistema Agroflorestal é preciso ter a diversidade de plantas, que quando juntas se fortalecem e se desenvolvem, para construção do conhecimento agroecológico é preciso reunir e integrar a diversidade de saberes e sujeitos. E é assim que caminha a sistematização da Rede SAFAS e dos NEAs da região sul. A Rede SAFAS (Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos do Sul) é uma rede ampla que reúne organizações, entidades, instituições, movimentos e indivíduos interessados em agroflorestas agroecológicas, incluindo associações e cooperativas de agricultores, organizações de indígenas, quilombolas, agentes de ATER, pesquisadores, professores, estudantes, articuladores de movimentos sociais, legisladores, fiscalizadores, etc. A Rede SAFAS objetiva desenvolver e testar estruturas e processos participativos de comunicação e compartilhamento de conhecimentos, que sejam úteis para a integração, análise, adaptação e divulgação de experiências práticas (componente aplicado de capacitação-ação) e dados (componente teórico-científico), analisando os efeitos de gargalos econômicos, sociais, organizativos, tecnológicos e ambientais sobre a multifuncionalidade e resiliência de sistemas agroflorestais. #ProjetodeSistematização #ABAgroecologia #RedeSAFAS
Conheça nossas publicações

A Revista Brasileira de Agroecologia é uma publicação quadrimestral que recebe artigos ou ensaios teóricos inéditos e inovadores em Agroecologia e áreas do conhecimento afins. A Revista Cadernos de Agroecologia tem por função principal publicar resumos de seminários e congressos apoiados pela ABA-Agroecologia. Conheça as Revistas clicando nos ícones ao lado. Boa leitura!!!

icone_caderno       icone_revista
 
 

icone_mapa

 
Agroecologia em rede

Agroecologia em Rede é um sistema de informações sobre iniciativas em agroecologia em todo o território nacional. É composto por três bancos de dados interligados: o banco de experiências, o banco de pesquisas e o banco de contatos (pessoais e institucionais). As consultas e os cadastros podem ser feitas livremente pelos visitantes do site. Conheça as experiências em agroecologia do seu território. Se caso você não encontrar experiências que você conheça, convide-as a se inscrever. Faça parte você também! Vamos construir juntos o Agroecologia em rede.


Sobre a ABA-Agroecologia
Parceiros