Novidades da ABA
Do Facebook
Associação Brasileira de Agroecologia
Sistematização de Experiências dos Núcleos de Agroecologia
O NEA Cantuquiriguaçu, da UFFS-Laranjeiras do Sul-PR, se insere no território de forma integrada às demandas e atividades das comunidades camponesas da região. A começar pela localização da Universidade dentro do Assentamento 8 de junho, e por todo o histórico de mobilização popular através do movimento Pró-Universidade, que batalhou pela interiorização das Universidades nos três estados da região Sul. A construção da UFFS em Laranjeiras do Sul traz para a comunidade o forte registro de que "a luta vale a pena!". São marcas da atuação do NEA a organização e a construção de uma agenda comum para os processos de pesquisa, ensino e extensão, junto ao núcleo Luta Camponesa da Rede Ecovida. E também o trabalho do AquaNEA, que busca apoiar os indígenas Kaigang da aldeia "Rio das Cobras", na reconstrução do hábito alimentar de espécies de peixes nativas, através da Aquicultura. Esses são dois exemplos de um conjunto grande de ações que reforçam o papel importante da Universidade Federal da Fronteira Sul no território, desde a possibilidade de acesso ao ensino superior pelos jovens dali, até seu enfoque agroecológico para os cursos de Educação do Campo e Agronomia.
Associação Brasileira de Agroecologia
Associação Brasileira de Agroecologia28/03/2017 @ 19:30
AGROTÓXICOS| E-mails trocados internamente na Monsanto e que se tornaram públicos no âmbito de um processo nos EUA indicam que funcionários da companhia teriam escrito anonimamente estudos atestando que o glifosato não causa câncer, baseando decisões regulatórias da Agência de Proteção Ambiental (EPA).

http://www.valor.com.br/agro/4901218/e-mails-poem-monsanto-na-berlinda
Conheça nossas publicações

A Revista Brasileira de Agroecologia é uma publicação quadrimestral que recebe artigos ou ensaios teóricos inéditos e inovadores em Agroecologia e áreas do conhecimento afins. A Revista Cadernos de Agroecologia tem por função principal publicar resumos de seminários e congressos apoiados pela ABA-Agroecologia. Conheça as Revistas clicando nos ícones ao lado. Boa leitura!!!

icone_caderno       icone_revista
 
 

icone_mapa

 
Agroecologia em rede

Agroecologia em Rede é um sistema de informações sobre iniciativas em agroecologia em todo o território nacional. É composto por três bancos de dados interligados: o banco de experiências, o banco de pesquisas e o banco de contatos (pessoais e institucionais). As consultas e os cadastros podem ser feitas livremente pelos visitantes do site. Conheça as experiências em agroecologia do seu território. Se caso você não encontrar experiências que você conheça, convide-as a se inscrever. Faça parte você também! Vamos construir juntos o Agroecologia em rede.


Sobre a ABA-Agroecologia
Parceiros