IV Seminário NEPPAS: Caminhos, olhares e práticas da agroecologia nos sertões de Pernambuco

O evento, que será realizado entre os dias 22 a 26 de abril, no Sertão do Pajeú e Araripe (PE), com apoio da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), tem como objetivo construir um espaço de discussão e troca de saberes entre universidade, movimentos sociais, organizações não-governamentais e governamentais, sobre a agroecologia como campo de construção de conhecimento. Visa interligar esse conhecimento a outras experiências que vêm sendo desenvolvidas na perspectiva da Convivência com o Semiárido, como também aprofundar a discussão sobre modelo de desenvolvimento rural e a questão agrária na região.

Nos dias 22 e 23 as atividades serão desenvolvidas nas comunidades parceiras do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (NEPPAS), exclusiva para agricultor@s, com o objetivo de desenvolver ações/experiências concretas como respostas demandadas pel@s comunidades.

Nos dias 24 e 25, as atividades vão acontecer na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE (UAST), e se propõem a trazer as comunidades, as organizações e movimentos sociais para dentro da Universidade, com o objetivo de integrar os diversos olhares, práticas, experiências, reflexões e mudanças de atitudes em relação as temáticas ligadas à agricultura familiar e camponesa no sertão do Pajeú e do Araripe na perspectiva agroecológica.

As inscrições para o evento seguem até o dia 22 de abril de 2014 e o envio de trabalhos podem ser realizados até o dia 07.04 pelo site: www.ufrpe.br/uast. No momento do recebimento do KIT do evento cada participante deverá realizar para inscrição sua doação de 1 KG de feijão e 1KG de arroz.

O diferencial do IV Seminário NEPPAS é a profundidade das reflexões e das proposições construídas de forma integrada e participativa, pois cada seminário tem o reflexo da evolução, do acúmulo da várias parcerias entre a Universidade e as comunidades, organizações, movimentos sociais e outras entidades que desenvolvem a agroecologia e tem realizado diversas transformações no sertão do Pajeú e Araripe.

O evento também busca avaliar as políticas públicas para a agricultura familiar, através da realização de uma audiência pública a ser realizada no dia 25 de abril.

No dia 26.04 haverá um ato público em defesa do BIOMA CAATINGA com uma vasta programação política e cultural, com distribuição de materiais e mudas trazidos pelas organizações e pelos agricultor@s.

Sobre a inscrição:

Os/as interessados/as poderão procurar a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST-UFRPE) na Fazenda Saco – Serra Talhada – PE s/n – Caixa Postal 063, CEP 56900-000.
Telefones: (87) 3929 3026, (87) 9902-6554, (81) 9929-7218, (87) 9676-2393,(87) 9927-2162 (87) 9676-2141 e (87)9921-2210.
E-mail: neppasuast@gmail.com.
Mais informações pelo site: www.ufrpe.br/uast .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *