Resumos Aprovados – Seminário Nacional de Educação em Agroecologia

Lista 01 – Resumos Aprovados

web

Prezadas/os autoras/es, segue abaixo a primeira listagem de Resumos Aprovados. Ainda estamos finalizando alguns pareceres e pedimos que, caso não localize o título do seu trabalho, entre em contato por meio do e-mail: sneagroecologia@gmail.com

As autoras/es cujos resumos estão indicados na lista abaixo, já podem efetuar suas inscrições. O prazo para efetivar as inscrições e pagar a taxa de inscrição é o dia 10 de outubro.

Acesse o formulário no link a seguir: https://www.doity.com.br/seminarioeducacaoagroecologia

SNEA1_01 Campus Rural de Marabá: valorizando e disseminando sementes tradicionais
SNEA1_02 Residência agrária jovem e transição agroecológica em assentamentos do estado de São Paulo: aprendizagens e reflexões
SNEA1_04 Pedagogia da rima: estudando agroecologia com música e poesia
SNEA1_06 Educação do Campo e Agroecologia nas ações de formação continuada com professores de escolas do campo de Angra dos Reis e de Nova Iguaçu – UFRRJ/UFF (2014-2016)
SNEA1_08 Feiras agroecológicas: necessários diálogos entre campo e cidade sob a perspectiva sociocultural
SENA1_10 Educação do campo e agroecologia: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar
SNEA2_01 Arte e cultura no ensino da agroecologia: uma experiência do projeto ECOARTE CTUR/UFRRJ
SNEA2_02 Da extensão à emancipação: um recorte a partir da prática de jovens camponeses na Paraíba
SNEA2_03 Atuação do Núcleo de Estudos em Agroecologia, IFMA-Monte Castelo na construção do debate do conhecimento agroecológico
SNEA2_04 O enfoque da agroecologia no Projovem Campo Saberes da Terra Goitacá: limites e desafios para a Agricultura Familiar Sustentável
SNEA2_05 Educação em Agroecologia numa Escola Municipal de Nova Iguaçu – Entre Ranços e Avanços
SNEA2_06 Uma experiência em transição agroecológica nos assentamentos de reforma agrária do sul de Minas Gerais
SNEA2_07 A formação de Lideranças femininas: em foco o Coletivo Regina Pinho no assentamento Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes, RJ
SNEA2_08 Jovens agricultores da zona da mata e brejo paraibano: fazendo educação e vivendo agroecologia como ciência, prática e movimento
SNEA2_09 Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV.
SNEA2_10 Desafios e contradições na formação superior em Agroecologia: a experiência do bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos.
SNEA3_01 As flores de Ximenes
SNEA3_02 Metodologia Participativa para Avaliação de Indicadores de Qualidade do Solo: a conjunção do saber local e acadêmico no processo de ensino-aprendizagem em Agroecologia
SNEA3_03 Geografia e educação ambiental: práticas agroecológicas em escola itinerante do MST em Jacarezinho/PR.
SNEA3_04 Projeto curupira: água, a nascente da vida
SNEA3_05 REGA: Tecendo redes de agroecologia Brasil adentro e afora
SNEA3_06 INTERVENÇÃO AGROECOLÓGICA NA ESCOLA TEREZINHA DE JESUS ROCHA NO DISTRITO DE BUENOLÂNDIA
SNEA3_08 Raízes da Mata enquanto prática educativa
SNEA3_09 O Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica, Social e Ambiental como uma prática de formação e uma ferramenta de autoconhecimento da Cooperativa Agroecológica Terra Fértil.
SNEA3_10 Construção do Conhecimento Agroecológico no Ambiente Escolar: o Projeto Curupira na Zona da Mata Mineira
SNEA4_01 Diálogos entre a educação-pesquisa-extensão: contraponto ao processo convencional de transferência de tecnologia, no Território do Alto Sertão Sergipano
SNEA4_02 Intercâmbios agroecológicos: aprendizados coletivos e assistência técnica compartilhada.”
SNEA4_03 Novas Cartografias Sociais: a extensão e a pesquisa como aportes ao ensino de Agroecologia
SNEA4_04 Núcleo de educação do campo e agroecologia (ECOA): uma construção plural e coletiva
SNEA4_05 AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO CAMPO FLORESTAN FERNANDES NO ASSENTAMENTO SANTANA – MONSENHOR TABOSA /CE
SNEA4_06 Tecelagem de territórios: a experiência da Caravana Agroecológica e Cultural rumo ao Vale do Ribeira – SP
SNEA4_07 Educação do Campo e Núcleo de Estudos em Agroecologia: experiências em implantação no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado de Abelardo Luz
SNEA4_09 Aprendizado agroecológico em rede com a metodologia camponês a camponês
SNEA4_10 Relato de experiência em Educação Agroecológica como parte do estágio curricular obrigatório do curso de Agronomia realizado junto a Embrapa aGROBIOLOGIA
SNEA5_01 O papel dos NEAs em processos continuados de formação: a experiência do NEA AJURI, no estado do Pará.
SNEA5_02 Rede Mãos à Horta: movimentação e fortalecimento da agricultura familiar em transição agroecológica
SNEA5_03 Agroecologia e Educação para Convivência com o Semiárido em Contexto Escolar – Relato de Experiência
SNEA5_04 Sistematização de experiências: uma metodologia para refletir sobre a prática agroecológica na Amazônia Oriental
SNEA5_05 A experiência das disciplinas integradas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA/ Embrapa Amazônia Oriental
SNEA5_06 Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã – Ufscar Sorocaba: tecendo redes na bacia do médio Tiete Sorocaba.
SNEA5_08 Os Mestres e Mestras Griôs na Educação Agroecológica
SNEA5_09 Quem educa a quem? A Troca de Saberes Viçosa
SNEA6_01 DESPERTANDO VOCAÇÕES AGROECOLÓGICAS
SNEA6_03 A troca de saberes da rede de produtores e consumidores agroecológicos de Araponga – MG
SNEA6_04 A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA – UFPR, NA BUSCA DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS
SNEA6_05 Comunicação e juventude agroecológica: resistências e transformações frente ao agronegócio e oligarquias midiáticas
SNEA6_06 Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro: Processos educativos e diálogo de saberes
SNEA6_07 Espaço GEAE como roteiro de práticas da extensão universitária da AGROECOLOGIA URBANA.
SNEA6_08 Construindo o saber agroecológico: a experiência do Centro Vocacional Tecnológico de São Paulo
SNEA6_09 Formação de jovens rurais em agroecologia: reflexões para um debate
SNEA7_01 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO: Educação Técnica Integrada na Educação de Jovens e Adultos no Curso de Agroecologia no Ceep Jubilino Cunegundes, Morro do Chapéu –BA
SNEA7_02 Educação para o desenvolvimento territorial: notas sobre a formação de recursos humanos no território do nordeste paraense
SNEA7_03 Metodologias participativas e saneamento rural na zona da mata de Minas Gerais
SNEA7_04 Formação de educadores e educadoras: aprender brincando no curso de licenciatura em ciências agrícolas da ufrpe
SNEA7_05 Pratica da Agroecologia com a utilização de plantas medicinais pelo Coletivo Regina Pinho do assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ.
SNEA7_06 Diálogos sobre alternância pedagógica na Reserva Extrativista do Mapuá: Educando entre águas e florestas
SNEA7_07 Arte e Agroecologia em cena na Troca de Saberes
SNEA7_08 SIGNIFICADOS DE UMA FORMAÇÃO HUMANISTICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS DA UFRPE: DIÁLOGOS COM OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA
SNEA7_09 Gestão compartilhada da comercialização solidária de alimentos em Alegre-ES
SNEA7_10 Plantadores de Água: Um Aprendizado Agroecológico Compartilhado
SNEA8_01 Izidora: por uma cidade ecológica, produtiva e inclusiva
Incentivo e capacitação a produção de sementes de feijão comum a produtores, técnicos, estudantes para o fortalecimento de Rede Estadual de Sementes Agroecológicas
SNEA8_03 “Alfabetização Agroecológica Ambientalista e o Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ”
SNEA8_04 Das rotas aos rumos: caminhos e encontros no Comboio de Agroecologia do Sudeste
SNEA8_05 ENTOMOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO AGROECOLOGICA NO COLÉGIO TÉCNICO DA UFRRJ
SNEA8_06 Uma experiência de formação de juventudes do campo no semiárido de Minas Gerais
SNEA8_07 IMPLANTAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA NO IFPE – CAMPUS BARREIROS: REFLEXÕES E DESAFIOS
SNEA8_08 Formação de educadores do campo em alternância: Agroecologia e educação ambiental nas escolas das comunidades rurais de Roraima
SNEA8_09 Os desafios de pensar a complexidade da Agroecologia na Licenciatura em Educação do Campo
SNEA9_01 METODOLOGIAS PARA UMA EXTENSÃO RURAL EDUCADORA NA AMAZÔNIA: A EXPERIÊNCIA DO NEAGRO/UFAM.
SNEA9_02 As amarras do ensino tradicional frente à necessária intersetorialidade da educação agroecológica
SNEA9_03 Educação ambiental: “Jogando limpo com os quintais”
SNEA9_04 Espaço de formação do núcleo de estudos multidisciplinares em agricultura familiar e agroecologia: seminário do pronaf no Assentamento Santo Dias
SNEA9_05 Rede de educação do semiárido brasileiro – vivências a partir da experiência local
SNEA9_06 Comida e Comunicação no Ato Público da Caravana do Rio de Janeiro: Exercícios na construção de outras intervenções públicas
SNEA9_07  JUVENTUDE E AGROECOLOGIA: formação participativa de jovens em práticas agroecológicas no Território da Cidadania Vale de Rio Vermelho (2015-2016)
SNEA9_08 Agroecologia na Metrópole: Construção coletiva de uma agenda de estudos e ações na Região Metropolitana de Belo Horizonte
SNEA9_09 Gramado-escola na Troca de Saberes: aldeia de bambu e ressurgência Puri
SNEA9_10 “Agroecossistemas de referência com princípios agroecológicos: um olhar sobre o nordeste paraense”
SNEA10_01 Projeto árvore da leitura no Reassentamento Flor da Serra, em Porto Nacional – TO
SNEA10_03 Agroecopedagogia: Princípios e convergências metodológicas da prática educativa do Grupo MUDA.
SNEA10_06 EMANCIPAÇÃO E LUTAS FEMINISTAS NA ZONA DA MATA MINEIRA: um ensaio sobre o programa de formação em Feminismo e Agroecologia – PFFA
SNEA10_07 Romper as cercas da ignorância que produz a intolerância: educação agroecológica como emancipação. Análise do estudo de caso PDS Osvaldo de Oliveira no Rio de Janeiro.
SNEA10_08 Aprendizados, experiências e resistências na praxis da Educação em Agroecologia no Nordeste do Pará
SNEA10_09 Agrofoto: Um olhar juvenil sobre as práticas camponesas
SNEA10_10 Viagens e Vínculos: A experiência das Caravanas do Projeto Comboio Agroecológico como processo educativo
SNEA11_01 Horta escolar como ferramenta metodológica para a agroecologia em comunidades rurais no Amazonas
SNEA11_02 Os “Nossas Roças”: boletins agroecológicos como instrumentos pedagógicos
SNEA11_03 Reflexões sobre agroecologia nas escolas do campo no município de Goiás
SNEA11_05 EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA: uma estratégia para a multiplicação de conhecimentos agroecológicos em comunidades ribeirinhas no Amazonas
SNEA11_06 A pesquisa e a extensão agroecológica como ferramenta de ensino em escolas rurais na Amazônia
SNEA11_07 Práticas agroecológicas como ferramenta educativa libertadora: experiencias do coletivo MECA no sertão de Mossoró-RN
SNEA11_08 Entre o asfalto e a mata: agroecologia luta e resistência no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro
SNEA11_09 Agroecologia: Matriz Formativa do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – LICENA/UFV.
SNEA11_10 I Terreiro cultural da Escola Família Agrícola de Natalândia: o papel da cultura na transformação da educação
SNEA12_01 Mutirão Ciranda – é Articulando que nos Envolvemos
SNEA12_02 Construção do conhecimento agroecológico: interação entre agricultores familiares e extensionistas
SNEA12_03 A horta comunitária como instrumento pedagógico para a segurança alimentar e nutricional
SNEA12_04 Construção do diagnóstico da agricultura familiar da microrregião de Ubá e oferecimento de cursos de formação inicial e continuada pelo NEA do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba.
SNEA12_05 Soberania e práxis – Educação para a Segurança Alimentar e Nutricional: Relato de Experiência de Horta Comunitária na periferia de São Carlos
SNEA12_06 Problematizando a formação de graduandos em extensão e educação popular: a experiência do Grupo Animais para Agroecologia
SNEA12_07 INTERAÇÕES NO AGROECOSSISTEMA COMO PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO
SNEA12_08 Construção do Conhecimento Agroecológico no Ambiente Escolar: o Projeto Curupira na Zona da Mata mineira
SNEA12_09 Horta Comunitária de base Agroecologica: uma experiência prática de Educação Ambiental, Segurança Alimentar e Participação Social.
SNEA12_10 A I Semana Agroecológica da UNESP – Rio Claro: Educar para além da técnica.
SNEA13_01 Transição pedagógica do curso de tecnologia em agroecologia do IFB – uma experiência em construção.
SNEA13_02 Ação Coletiva Para A Transição Agroecológica – Mutirões Como Ferramenta Para a Construção Da Agroecologia Na Zona Rural De Rio Pomba
SNEA13_03 O Protagonismo das Mulheres do Assentamento Zumbi dos Palmares e Produção para a Comercialização
SNEA13_05 Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na educação profissional do campo: estudo de caso acerca da formação dos jovens no sudeste do Pará
SNEA13_06 Sistemas agroflorestais nos Campos Gerais : uma proposta da juventude de ensino aprendizagem em Agroecologia
SNEA13_07 Residência Agrária – Sergipe: Semeando a Agroecologia e a Soberania Alimentar
SNEA13_09 Processos educativos para o ensino e a extensão rural agroecológica: aprendizados dos estudantes, extensionistas e professores do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no Amazonas NEA-UEA em conjunto com a Rede Maniva de agroecologia-REMA
SNEA13_10 Ensino Agrícola e Agroecologia: experiências na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
SNEA14_01 Inclusão em movimento: uma parceria IFES e Associação Pestalozzi de Santa Teresa – ES
SNEA14_04 Sombra, escola fresca e alimentação saudável: experiências de educação ambiental agroecológica do Coletivo Caipora, em Sete Lagoas, MG
SNEA14_07 RESEA em movimento: as caravanas agroecológicas e culturais de Sergipe construindo o conhecimento agroecológico
SNEA14_08 NEA Castanhal: avanços e desafios de uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense
SNEA14_09 Da memória oral ao audiovisual: os saberes agroecológicos salvaguardados pelas lentes
SNEA15_01 Contribuições do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a formação do/a novo/a Extensionista Rural
SNEA15_02 POLÍTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS (PNPMF): RESGATE DE SABERES E GERAÇÃO DE RENDA ATRAVÉS DA FITOTERAPIA NO ASSENTAMENTO BOM JARDIM, BARREIROS -PE
SNEA15_03 Práticas de manejo agroecológico de produção vegetal, com o sistema de horta circular na área didática do IFPA/Campus Bragança – PA.
SNEA15_04 TECENDA A RENDA NO NORDESTE A PARTIR DA COMUNICAÇÃO POPULAR
SNEA15_05 Relato de experiência de análise comparativa entre agricultores dos bairros do Alto Paraíso e Perpétuo Socorro no município de Bragança-PA.
SNEA15_07 Educação Profissional e Agroecologia na Amazônia Marajoara: a experiência do IFPA Campus Breves
SNEA15_08 A construção coletiva de um processo de formação em agroecologia a partir do Projeto Profissional do/a Jovem (PPJ) na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, Território Baixo São Francisco, Sergipe.
SNEA15_09 Projeto: Vivência Interdisciplinar Agroambiental
SNEA15_10 Instrumentos áudio visuais na construção do conhecimento agroecológico
SNEA16_01 Análise e monitoramento de agroecossistemas em assentamentos rurais: experiências pedagógicas no curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia  – UFSCar/Pronera
SNEA16_02 TEIA:  Processos, Práticas e Parcerias em um Programa de Extensão Universitária
SNEA16_03 O INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO E A EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO
SNEA16_06 AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AUTÔNOMA COMO RESISTÊNCIA AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO UNIVERSITÁRIO: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE AGROECOLOGIA DA UFPEL (GAE/UFPEL)
SNEA16_08 A identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais como estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional e valorização da “Comida de Verdade”
SNEA16_09 A PEDAGOGIA DO MST NA CONSTRUÇÃO DO SABER AGROECOLÓGICO NO ACAMPAMENTO ZÉ MARIA DO TOMÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *