Comissão de Mobilização do Congresso Brasileiro Agroecologia realiza oficina para construção de Cartilha

No último dia 10 de fevereiro a comissão de mobilização do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que é constituída pelas/os parceiras/os Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil), Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Centro de Referência em Agroecologia e Tecnologias Sociais (CRATS-DF), Secretaria de Educação de Brasília e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  esteve reunida em Brasília, no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC), localizado no Centro de Abastecimento e Logística (Ceasa), para pensar a elaboração de uma Cartilha de Mobilização.

O intuito da Cartilha é o de orientar e capacitar as pessoas e organizações que tenham interesse em construir e contribuir com o processo de mobilização a fim de descentralizar esta atividade que deverá ocorrer por todo território brasileiro. A proposta é construir um passo a passo que explique os procedimentos envolvidos na mobilização dos diversos atores de nossa sociedade para a construção e participação nos acontecimentos de agroecologia, como o X CBA e o VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia que acontecerão em setembro próximo, eventos estes promovidos pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e pela Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA).

Em breve a Cartilha de Mobilização estará disponível no site para o acesso de todas/os interessadas/os. A cartilha será didática e visa dialogar e elucidar as/os interessadas/os, de acordo com o público que se pretende mobilizar. Dentre os conteúdos, ela deverá abordar:

  • como realizar a mobilização, apresentando e explicando diversas metodologias de mobilização;
  • quais parceiros contatar (instituições, sindicatos, organizações, redes, movimentos);
  • como viabilizar a participação e o translado desses atores para os eventos.

A Cartilha prevê diferentes metodologias para mobilizar atores diversos, como da educação básica, da educação superior, dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, Coletivos e iniciativas independentes, etc. Além da Cartilha de Mobilização, também será elaborada uma Cartilha de Comunicação. A ideia é construir as condições para que consigamos reunir os diversos atores de nossa sociedade e suas diversas experiências, com o propósito de construir eventos coerentes onde a prática e a teoria dialoguem e haja intensa troca de experiências relacionadas à Agroecologia e sua proposta de transformações estruturais – sociais, econômicas, culturais e políticas.

 

Texto: Stéfanny Nóbrega – ARREIA/REGA Centro-Oeste

Revisão: Tatiana Weckeverth – Comunicadora ABA

Página Inicial
Tópicos recentes
Sobre a ABA-Agroecologia
Parceiros