IX Congresso Brasileiro de Agroecologia

Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar e lógicas familiares de produção, em geral. Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos os parceiros da Agricultura Familiar e camponesa, no Brasil e no mundo.
         O CBA, nos seus mais de dez anos de existência, já circulou em várias regiões do país, exceto na região Norte e Centro Oeste. Durante o VIII CBA em Porto Alegre-RS em 2013, foi decidido que o IX CBA será realizado na Amazônia em Belém, PA, considerando que a Amazônia contempla a essência da caminhada agroecológica: diversidade ecológica, histórica, cultural, social, econômica e política, levando em consideração o momento relevante para a Agroecologia a nível nacional, regional e global. Apesar do seu caráter de evento nacional, o IX CBA tem possibilidade de abrir espaço a uma dimensão Pan Amazônica, ao ser sediado na Amazônia. O IX CBA se propõe a criar espaços participativos e transdisciplinares de reflexão e construção de avanços teóricos, práticos e políticos no campo da Agroecologia. Em essência, o CBA é catalisador de processos participativos e de amplo diálogo entre sociedade civil organizada, academia e poder público, em torno de um tema altamente estratégico, especialmente no território amazônico.
         As edições anteriores do CBA trouxeram para o debate temas relevantes para o fortalecimento da Agroecologia em todo território nacional. O IX CBA em território amazônico terá como título “DIVERSIDADE E SOBERANIA NA CONSTRUÇÃO DO BEM VIVER”, oportunizará uma maior participação de representantes dos distintos segmentos de interesse dessa região, trazendo perspectivas que expressam a sua realidade múltipla, e assim ampliar a magnitude de troca de experiências e construção de alianças em nível nacional, num momento relevante à Agroecologia brasileira. Momento esse em que a implantação e a consolidação da Política Nacional de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção necessitam de avanços substanciais nas diversas dimensões da Agroecologia em todas as regiões do país.
2. Objetivo
 
2.1. Objetivo Geral
       O objetivo maior do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (IX CBA) é promover o debate em torno de grandes temas que serão desenvolvidos no âmbito da perspectiva agroecológica, em distintas escalas (Regional, Nacional e Internacional). Temas como: Sustentabilidade socioambiental, agroecologia e produção científica, enfoque amazônico em agroecologia, agroecologia e políticas públicas, segurança e soberania alimentar, bem viver, agroecologia e educação, agroecologia e gênero, serão tratados por meio de um conjunto de abordagens metodológicas com base na ação dialógica e na construção do conhecimento. As questões produtivas, sociais e ambientais estarão no foco central dos debates a serem promovidos ao longo do evento.
2.1. Objetivos Específicos
– Promover uma reflexão acadêmica em torno dos temas estratégicos na construção do conhecimento agroecológico em território amazônico, em todas as dimensões envolvidas (econômicas, sociais e ambientais)
– Promover o diálogo de diferentes saberes acadêmicos e práticos será motivado e animado, através de intercâmbios científicos e de experiências sócio produtivas, no âmbito Panamazônico e nacional, fortalecendo redes agroecológicas com o restante do país.
– Promover intercâmbio de cientistas, agricultores e gestores públicos para uma ampla reflexão sobre as atuais Políticas Públicas e seus impactos no desenvolvimento e na sustentabilidade amazônica e Nacional.
– Apoiar e promover a visibilidade dos aspectos sociais e ambientais relacionados as lógicas familiares de produção, na Amazônia, em especial as que prezam aspectos como: transparência; Confiança; Harmonia; Respeito ao ser humano; Gestão coletiva; Formação profissional e humana de caráter local.