PRIMEIRA CONVOCATÓRIA: Agroecologia 2017

socla-logo


VI CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA

X CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA

V SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO

 

“Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”

 

PRIMEIRA CONVOCATÓRIA

A Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia – SOCLA e a Associação Brasileira de Agroecologia – ABA Agroecologia informam sobre a realização do VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, na cidade de Brasília, Distrito Federal – Brasil. O evento acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 12 a 15 de setembro de 2017. Espera-se aproximadamente 5.000 pessoas, entre cientistas das mais diversas áreas do conhecimento, estudantes, agricultoras(es), população rural e população urbana em geral, movimentos sociais, comunidades tradicionais e indígenas, de vários países da América Latina, bem como de outras regiões.
O evento ocorrerá durante a semana do Cerrado e contará com extensa programação técnico-científica e feira construídas com base na temática central do congresso. Esta é a primeira vez que o Congresso Brasileiro de Agroecologia e o Congresso Latino Americano de Agroecologia serão organizados na região Centro-Oeste do Brasil, esperando-se contribuir para a discussão dos problemas e potencialidades da região.
Nos dias 10 e 11 de setembro de 2017 ocorrerá o curso pré-congresso, organizado pela Sociedade Científica Latino Americana de Agroecologia (SOCLA), com a presença de grandes especialistas na temática da Agroecologia de todas as partes do mundo.

A temática central e os objetivos do evento

O tema central e comum do evento é “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”. O tema foi definido a partir de um processo participativo e resgata a importância da Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares no mundo, a partir do reconhecimento da memória biocultural, dos saberes e da contribuição histórica dos povos latino-americanos para os sistemas agroalimentares mundiais. O tema permite resgatar o passado, analisar onde estamos e pensar os possíveis caminhos para se construir o Bem Viver entre os países na América Latina e entre os povos do mundo.
O Congresso tem como objetivos difundir os princípios da Agroecologia; potencializar os processos participativos e de amplo diálogo entre sociedade civil, academia e poder público; fortalecer as redes e teias de agroecologia; dar visibilidade às experiências agroecológicas da América Latina; contribuir para a construção do conhecimento de base agroecológica e para os avanços teóricos, práticos e políticos.

Informações importantes
A página web encontra-se em construção. Informações atualizadas estarão disponíveis neste link do facebook: https://www.facebook.com/agroecologiadf/

A segunda convocatória, contemplando os eixos do evento e regras de submissão de trabalhos, será disponibilizada a partir de dezembro/2016.

Primeira Convocatória VI CBA/X CLAA

2 comentários

    • Hi Bertha, thanks for your interest in attending the XI Brazilian Congress of Agroecology. The event will be held at Sergipe and soon we will share more information!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *