Relatoria Final – Encontro Nacional dos NEAs

Share
É com muita alegria que caminhamos para as últimas semanas de 2017 partilhando com vocês a relatoria do nosso I Encontro Nacional dos NEAs realizado em Luziânia em setembro.
O Encontro foi a culminância de um processo construído coletivamente e animado pelo projeto da ABA-Agroecologia nas cinco regiões do país, demostrando a força dessa diversa e resistente rede de Núcleos de Agroecologia, por todo o Brasil.
Foi bonito demais transitar novamente pelo Encontro a partir da relatoria, das fotos e vídeos construídos a partir da colaboração de tantas mãos. Em especial um agradecimento enorme à nossa equipe de relatoria que, nessa experiência, foi totalmente voluntaria e permeada por gente de vários cantos dessa terra: graças à vocês temos hoje a oportunidade de acessar e vivenciar novamente esta história. Como percebido ao longo da caminhada do projeto, além da prática cotidiana, é preciso sistematizar e disponibilizar nossos acúmulos.
Nas páginas do Relatório Unificado e em todos os links de acesso à nossa memória virtual há inúmeras informações relevantes que podem ser acionadas por todas e todos nós na construção de novos projetos, no planejamento de pesquisa, disciplinas, na nossa preparação coletiva rumo ao IV Encontro Nacional de Agroecologia dentre outras tantas iniciativas que podem ser construída a partir desse material, rico em detalhes e olhares distintos. As relatorias dos trabalhos em grupos organizados pelos temas da matriz está especialmente interessante e revisitar esse registro pode alimentar novas reflexões e ações.
Além do documento unificado que segue em anexo (pdf), os links abaixo dão acesso à seções diferentes da relatoria e a todos os materiais que produzidos nesse caminhada de preparação do encontro. Esses documentos e arquivos estão organizados nas seguintes pastas:
  • Relatoria por dia: Aqui estão os relatos de cada dia, detalhando suas atividades e a produção coletiva dos grupos que permearam a construção do encontro.
  • Programação: Síntese e programação geral.
  • Lista de Participantes: Listagem parcial dos contatos que preencheram o credenciamento.
  • Documentos Orientadores: Informes e outros materiais preparatórios que foram disponibilizados.
  • Materiais Produzidos: Todos os materiais gráficos criados, o cancioneiro, as telas para estampar camisetas e tudo mais estão disponíveis para vocês usarem sem moderação.
  • Fotos: Aqui reunimos três álbuns por tema, geral e da montagem da instalação pedagógica no X CBA.
  • Vídeos: Aqui além dos 4 vídeos síntese ainda há o vídeo do festejo com nossos e nossas artistas populares.
  • Músicas Poesias e Outros Encantos: Reunimos algumas músicas e poesias lidas. Mas, essa pasta ainda precisa de novas contribuições. Mandem para gente alimento para essa pasta tão preciosa.
Essa memória carece de uma revisão coletiva. Fiquem à vontade para enviarem sugestões, correções e complementações para nós. A proposta é que quem recebeu esse e-mail possa encaminhá-lo para o NEA que faz parte, para outros mais próximos e para as listas de e-mails que fazem parte, permitindo que esse conteúdo circule para além de nós.
Quem quiser fazer parte do Coletivo de Sistematização, um grupo de e-mails criado durante a realização das oficinas, escreva para:  Luiza Damigo <luiza.damigo@gmail.com> que segue construindo e animando a comunicação da ABA. Este grupo é mais um canal de comunicação sobre sistematização e entre os NEAs.
Lembramos que, além do conteúdo do Encontro dos NEAs, todos os materiais produzidos nessa caminhada do projeto estão disponíveis na Biblioteca Varal de SaberesTodas as relatorias das oficinas e seminários, facilitações gráficas, caderno de metodologias, entre outros documentos, podem ser acessados por lá.
Seguimos por aqui construindo outros documentos importantes para a prestação de contas do projeto e para a sistematização de mais lições apreendidas pelos NEAs.
Compartilhamos também um link para o site que descreve todos os Grupos de Trabalho que fortalecem a ABA. Esses GTs são abertos e todas e todos, jovens, mulheres, agricultoras, estudantes, podem participar. Entrem em contato com os e as coordenadoras de cada Grupo para mais informações.
Por fim, gostaríamos de compartilhar um texto sobre o IV ENA e sugerir que todos os NEAs e organizações possam entrar em contato com as antenas regionais que estão animando a preparação do encontro nacional nos territórios. Ao final do texto, há uma listagem com os contatos dessas pessoas. Para que possamos seguir construindo espaços dos NEAs no IV ENA (Casa/Tenda/Geodésica dos NEAs, quem topa ajudar?) e para que nossa atuação possa permear toda a programação é importante que os NEAs estejam presentes – desde já – nessa construção coletiva.
Desejamos um encerramento de ciclo maravilhoso para vocês, que possamos celebrar nossas conquistas e nosso trabalho coletivo e nos reenergizar para as lutas e resistências que seguem.
Seguimos juntas e juntos nessa grande família, diversa, animada e resistente!
Abraços de toda a equipe <3
​​

Projeto de Sistematização de Experiências ​| NEAs

Blog News notícias Página Inicial Projeto de Sistematização Sem categoria
Parceiros