História

A ABA-Agroecologia foi criada durante três importantes eventos em 2004: II Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário Internacional sobre Agroecologia; e VI Seminário Estadual sobre Agroecologia, que aconteceram em Porto Alegre (RS).

Desde então o número de associados tem crescido muito, assim como tem crescido a nossa participação da ABA-Agroecologia junto aos diferentes espaços em que a Agroecologia está se destacando como solução para a sustentabilidade da agricultura.

Em 2006 iniciamos a editoração da Revista Brasileira de Agroecologia que tem  por finalidade divulgar trabalhos acadêmicos em Agroecologia e em áreas afins. É uma revista “online” totalmente sem custo para autores e leitores.

Por publicar em português, espanhol e inglês, a Revista Brasileira de Agroecologia tem se tornado referencia internacional em Agroecologia.

Em parceria com a ANA, a ABA-Agroecologia mantém o Agroecologia em Rede, um sistema de informações de acesso livre e público destinado a socializar ensinamentos de experiências, pesquisas em Agroecologia e profissionais envolvidos, no Brasil e na América Latina.

O Agroecologia em Rede conta com o cadastro de 730 experiências brasileiras e latino-americanas, além do cadastro de 432 pesquisas e 1.655 pessoas envolvidas em experiências agroecológicas.

Além destas atividades, a ABA-Agroecologia promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA-Agroecologia).  Promoveu os Seminários de Construção do Conhecimento, e hoje promove o Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (SNEA).