10515 - Promoção da Cadeia Produtiva de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul, Brasil: Pensar as Dificuldades e Buscar as Soluções, de Forma Participativa

Autores

  • Claudine Abreu Correa UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais.
  • Aldaci Menonci Bellé agroindùstria bellé - AECIA
  • Matias Köhler UFRGS (Universidade do Rio Grande do Sul); InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais.

Palavras-chave:

frutas nativas, agricultura familiar, pesquisa participativa

Resumo

Resumo: No Brasil parece ser tradicional negligenciar a agrobiodiversidade nativa. Apesar da riqueza de nossas espécies, os programas de governos, de modo geral, priorizam a hegemonia dos monocultivos em detrimento da biodiversidade. Embora mais de uma dezena de espécies de frutas nativas do RS sejam utilizadas em países de outros continentes, os agricultores familiares gaúchos que buscam trabalhar com as frutas nativas enfrentam uma série de gargalos desde o manejo até a comercialização, seja das frutas in natura ou sob a forma de produtos derivados. Buscamos, aqui, identificar tais gargalos e construir soluções a partir das demandas dos principais envolvidos, os agricultores familiares. Dessa forma, a pesquisa participativa se mostra fundamental, no momento em que as demandas reais apontadas pelos agricultores são o subsídio para as discussões acerca deste tema.

Biografia do Autor

  • Claudine Abreu Correa, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais.
    bióloga, botanica. Agricultura familiar e planta alimentícias não-convencionais, biodiversidade nativa
  • Aldaci Menonci Bellé, agroindùstria bellé - AECIA
    agricultora familiar gaúcha
  • Matias Köhler, UFRGS (Universidade do Rio Grande do Sul); InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais.
    graduando de Ciências Biológicas, biodiversidade nativa

Downloads

Publicado

2011-11-12

Edição

Seção

VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros