11184 - Socialização de saberes no projeto: “escola agroecológica, gerando transformações socioeconômicas e cultivando saberes na agricultura familiar”

Autores

  • Rayana Vanessa Alves Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS

Palavras-chave:

Extensão, Socialização, Agroecológica, Agricultura Familiar

Resumo

O processo de extensão rural agroecológica consiste em um momento pedagógico riquíssimo, envolvendo troca de conhecimentos que mutuamente aprimora as capacidades dos sujeitos envolvidos. O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas em comunidades rurais, através de processos recíprocos de socialização dos conhecimentos científicos e empíricos realizado pelo projeto “Escola Agroecológica: Gerando Transformações Socioeconômicas e Cultivando Saberes na Agricultura Familiar”. Nesses momentos de socialização o agricultor tem a oportunidade de conhecer práticas alternativas para altera a forma de produção, e, por conseguinte aumentar a sua qualidade de vida e consciência sobre a importância da preservação da natureza. Conclui-se que agindo de maneira participativa, socializando os saberes já existentes na experiência dos agricultores com novos saberes científicos, através de oficinas, sempre incentivando e valorizando o agricultor percebe-se que o processo de extensão se torna mais valorizado alem de contribuir para a mudança do cenário atual da agricultura familiar.

Biografia do Autor

  • Rayana Vanessa Alves Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
    Sou técnica em Agropecuária e atualmente Estudante do curso de Bacharelado em Agroecologia na UFPB, atuando em projetos de extensão, com ênfase em Agroecologia.

Downloads

Publicado

2011-11-21

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia