11348 - Construindo a identidade agroecológica através de trocas de experiências entre Assentamentos da Reforma Agrária no estado de São Paulo.

Autores

  • Tatiane de Jesus Marques Souza Universidade Federal de Sao Carlos - UFSCAR/Universidade Internacional de Andalucia-UNIA
  • Henderson Gonçalvez Nobre Universidade Federal de Sao Carlos - UFSCAR/Universidade Internacional de Andalucia-UNIA
  • Maíra Le Moal
  • Alexandre da Costa Junqueira
  • João Carlos Canuto EMBRAPA Meio Ambiente, Jaguariuna

Palavras-chave:

Reforma Agrária, sistema agroflorestal, construção do conhecimento, Agroecologia.

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto “Capacitação sócio-ambiental para construção de projetos de desenvolvimento sustentável em assentamentos rurais no estado de São Paulo”, uma parceria da Embrapa Meio Ambiente com o INCRA, MST e outras organizações de agricultores assentados. Assim, propomos apresentar uma etapa dos trabalhos que vem sendo desenvolvido nos assentamentos Itapeva e Sepé Tiaraju, nos respectivos municípios de Itapeva/SP e Ribeirão Preto/SP. Iniciado em 2009, este trabalho visa a assessorar e potencializar os trabalhos de transição agroecológica através da aproximação de agricultores assentados com processos diferentes de ocupação da terra, porém com mesmos objetivos de diversificação do sistema produtivo de forma sustentável.

Biografia do Autor

  • Alexandre da Costa Junqueira
    Universidade Federal de Sao Carlos - UFSCAR

Downloads

Publicado

2011-11-27

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)