11859 - Diagnóstico sobre uso, conservação e estádios de degradação das pastagens do município de Rio Pomba, MG

Autores

  • SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • MAURICIO NOVAES SOUZA IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • ELI LINO DE JESUS IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • RODRIGO FERNANDES DE OLIVEIRA IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Palavras-chave:

Pastagem. Degradação ambiental. Agroecologia. Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico das pastagens do município de Rio Pomba, MG. Foi realizada pesquisa bibliográfica e entrevista a vinte (20) produtores rurais do município. Abordaram-se temas referentes ao uso, conservação e degradação das pastagens e o grau de conhecimento dos produtores sobre algumas alternativas agroecológicas. Fez-se uma avaliação do nível de conhecimento dos produtores e análise dos dados levantados. Constatou-se que os produtores entrevistados não desempenham práticas sustentáveis por questões tais como a falta de informação, de recursos financeiros, de apoio dos órgãos competentes e de assistência técnica. A maioria dos entrevistados desconhece os processos de degradação das pastagens e os métodos de recuperação e conservação. Alternativas agroecológicas têm potencial para reverter o panorama de degradação das pastagens do município, em médio e longo prazo, proporcionando sustentabilidade sócio-econômica e ambiental às famílias rurais.

Biografia do Autor

  • SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA E ESTUDANTE DE BACHAREL EM AGROECOLOGIA PELO IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA. DEPARTAMENTO DE AGROECOLOGIA ÁREA: PRODUÇÃO VEGETAL
  • MAURICIO NOVAES SOUZA, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal de Viçosa (1981), Mestre em Recuperação de Áreas Degradadas, Impactos Ambientais, Economia e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Doutor em Engenharia de Água e Solos pelo Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (2008). É Professor Efetivo do IF Sudeste de Minas campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Irrigação, com ênfase em Dinâmica de Sistemas e Recuperação de Areas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, recuperação, manejo e gestão. É conselheiro do COPAM UC Zona da Mata, Perito da promotoria do município de Rio Pomba e Membro da Câmara de Assessoramento de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais da FAPEMIG.
  • ELI LINO DE JESUS, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Agronomia e Agroecologia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, desenvolvimento rural, holismo, solos e epistemologia da Agroecologia. Atualmente atua como Professor e Coordenador do Curso de Agroecologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus Rio Pomba.
  • RODRIGO FERNANDES DE OLIVEIRA, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Graduando em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas e Avaliação de Impactos Ambientais. Cursou o ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Maria - Ubá,MG. É representante suplente do Colegiado do Curso de Agroecologia do Campus Rio Pomba. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC 2009/2010) financiado pelo IF Sudeste MG e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC 2010/2011) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Possui formação complementar em Homeopatia e Plantas Medicinais na Agricultura, curso este promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e pelo Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. Foi monitor dos setores de Permacultura, Bioconstrução e Minhocário do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologias Limpas do Campus Rio Pomba, de abril à dezembro de 2009. Participou da "Operação Catirina" do Projeto Rondon, na cidade de Arari-MA, no período de 10 à 26 de julho de 2010, ministrando palestras e oficinas com temas relacionados à Agricultura e ao Ambiente, cumprindo 160 horas de atividades de integração e inclusão social nas comunidades desse município.

Downloads

Publicado

2011-12-22

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)