11881Produtos naturais aplicados ao manejo da antracnose em pimentas pós-colheita

Autores

  • Eltton Gaspar da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Edilene Carvalho Gomes Universidade Estadual do Maranhão
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra Universidade Estadual do Maranhão
  • Thiago Anchieta de Melo Universidade Estadual do Maranhão
  • Flávio Henrique Rocha Monteles Universidade Estadual do Maranhão
  • Jennifer Gonçalves Ribeiro Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Controle alternativo, Indução de Resistência, Pimenta, Pós-colheita

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de indutores naturais (Acadian, Biopirol, Neem, Quitosana, Rocksil) sobre a evolução de podridões causadas, principalmente, por fungos do gênero Colletotrichum em frutos de pimenta dedo-de-moça (Capsicum baccatum L.) em pós-colheita, bem como determinar a dosagem e época dos indutores eficientes para utilização no manejo da antracnose em pimenta. Os produtos foram aplicados em duas dosagens e em duas épocas, 24 e 48h antes da primeira avaliação, em tratamentos independentes. Foi observado que todos os produtos testados foram eficientes em reduzir o progresso de podridões em pimentas, especialmente as causadas por fungos do gênero Colletotrichum. O Acadian aplicado na segunda época (48h) e maior dosagem foi o produto que apresentou parcelas com os melhores resultados reduzindo a severidade da antracnose na faixa dos 50%.

Biografia do Autor

  • Eltton Gaspar da Silva, Universidade Estadual do Maranhão
    Atualmente é estagiário do laboratório de fitopatologia da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia
  • Edilene Carvalho Gomes, Universidade Estadual do Maranhão
    Graduanda do curso de Ciências Biológicas, 9º período; atual 2º sem./2011 da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Atualmente é estagiária do Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia na Universidade Estadual do Maranhão.
  • Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferencia Direta Para o Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Professora Assistente I DE MICROBIOLOGIA do Depto. de Quimica e Biologia- UEMA. Tem experiência na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Induçao de Resistencia, Doenças em Flores tropicais e Fruteiras tropicais e Microbiologia Geral.
  • Thiago Anchieta de Melo, Universidade Estadual do Maranhão
    Engenheiro Agrônomo, tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Fitopatologia. Atualmente é monitor da disciplina Microbiologia Geral nos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia e da disciplina Microbiologia e Imunologia no curso de Ciências Biológicas. Pesquisador de apoio técnico do Laboratório de Fitopatologia da Universidade Estadal do Maranhão onde vem desenvolvendo trabalhos nas linhas Indução de Resistência de Plantas à Patógenos e Controle Aternativo de Fitomoléstias.
  • Flávio Henrique Rocha Monteles, Universidade Estadual do Maranhão
    Aluno do 7º Período do Curso de Engenharia Agronômica, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA. Atualmente é estagiário do Laboratório de Fitopatologia, Monitor da disciplina Microbiologia Agrícola e Bolsista de Iniciação Científica daBIC - UEMA na Universidade Estadual do Maranhão onde vem desenvolvendo trabalhos nas linha Indução de Resistência de Plantas à Patógenos.
  • Jennifer Gonçalves Ribeiro, Universidade Estadual do Maranhão
    Atualmente é bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa do Estado do Maranhão/ FAPEMA e estagiária do Laboratório de Fitopatologia da Universidade Estadual do Maranhão onde desenvolve trabalhos nas linhas de pesquisa: Indução de Resistência e Controle Alternativo de fitodoenças.

Downloads

Publicado

2011-12-26

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)