11975 - Produção de Mudas Nativas e Frutíferas na Comunidade de Sussuí para Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas e Diversificação da Produção Alimentar da Comunidade.

Autores

  • Carlos Piffero Câmara Universidade Estadual do Ceará/CNPq

Palavras-chave:

Espécies Nativas. Revegetação. Viveiro. Espécies frutíferas.

Resumo

O cultivo de espécies nativas é fundamental para a recuperação de localidades semi-áridas desmatadas. A coleta, identificação, formação de um banco de sementes e o plantio das mesmas se faz necessário para a recuperação e preservação de ecossistemas prejudicados pela utilização desordenada dos recursos naturais. Neste trabalho, objetivou-se apoiar o projeto de Implantação da Permacultura nos Processos Produtivos Sustentáveis na Comunidade de Sussuí, localizada no município de Quixadá, interior do Ceará, utilizando sementes nativas e frutíferas para produção e plantio de mudas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, além de favorecer a perpetuação e aumento da biodiversidade da flora local. Durante o plantio crianças na faixa etária de 08 a 12 anos utilizaram 10 espécies de plantas, totalizando 980 espécimes semeadas, das quais cerca de 42% germinaram. O processo de produção de mudas proporcionou a compreensão sobre formas de reprodução de espécies nativas e não nativas, além de servir como proposta enriquecedora e transformadora da realidade atual do bioma caatinga existente no local.

Biografia do Autor

  • Carlos Piffero Câmara, Universidade Estadual do Ceará/CNPq
    Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará concluindo o Bacharelado é Bolsista do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido - NEPPSA/UECE.

Downloads

Publicado

2011-12-27

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar